O verão e a falta de chuva têm causado risco de desabastecimento de água em municípios gaúchos. Apesar de ainda não registrar falta do serviço em nenhum local, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) toma medidas emergenciais para evitar que a situação se agrave.
Entre as ações está o acionamento do serviço de caminhão-pipa em, pelo menos, nove cidades gaúchas. Quatro dos municípios que atualmente precisam do apoio de caminhões-pipa ficam na região do Celeiro, no Norte do Estado – Campo Novo, Miraguaí, Tenente Portela e Vista Gaúcha. Outros dois – Ibiaçá e São João da Urtiga – estão na região Nordeste. Além dessas, precisam do reforço as cidades de Fontoura Xavier, no Alto da Serra do Botucaraí, Nova Bréscia, no Vale do Taquari, e São Valentim, no Alto Uruguai.
Segundo a diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni, todas as regiões estão em situação preocupante, mas não há falta de abastecimento de água em nenhum.
— A situação está cada vez mais severa. Estamos intensificando a publicidade das nossas ações e formas de prevenir a falta de água para que a população se conscientize disso. Para se ter ideia, sempre falamos sobre o uso consciente da água, usando, por exemplo, baldes para lavar o carro. Agora, falamos em nem lavar o carro — exemplifica Liliani.
Municípios do Litoral chegaram a precisar de caminhões-pipa nos últimos dias, mas, atualmente, já têm conseguido dar conta da demanda. O manancial de captação em Tramandaí, no entanto, segue com nível considerado muito baixo, o que causou alterações nas características da água. A Corsan tem incrementado a aplicação de produtos químicos, o que gera um tempo maior no tratamento e um consequente desabastecimento eventual em alguns pontos da cidade.
Está sendo montado também um sistema de captação em balsa em Tramandaí, o que permite instalar bombas mais para dentro da lagoa e, com isso, obter água em uma maior profundidade. O mesmo está sendo feito no Rio Gravataí para evitar problemas de abastecimento na Região Metropolitana, onde também foi suspensa a permissão de captação no manancial com fins de atividade agrícola.
Na região das Missões, entre outras ações, foi intensificado o trabalho de pesquisa e conserto de vazamentos e ampliada a rede para aumentar a vazão. Na região do Planalto, foram colocados em operação 15 novos poços que estavam de reserva nos principais sistemas. Houve também aumento na produção dos poços com substituição de bombas, bem como a instalação de novos reservatórios.
Racionamento de água
Devido à estiagem severa e prolongada que atinge o Rio Grande do Sul, os pontos de captação da Corsan estão extremamente baixos em diversos municípios gaúchos. A companhia pede a cooperação de toda a população para que pratique o uso responsável da água. Com esse propósito, está circulando uma campanha de conscientização da Corsan, intitulada Verão 360°. A campanha se alinha ao movimento Água 360° e sugere cuidados com a água e o meio ambiente. Abaixo, veja dicas para evitar desperdícios:
- Não lave o carro nem a calçada.
- Não tome banhos demorados.
- Não deixe a torneira aberta se não estiver usando.
- Não encha piscinas.
- De forma geral, não desperdice água, usando somente o necessário.