Embora o abastecimento do perímetro urbano de Santa Maria não esteja em risco, com as duas barragens com menos de 2 metros abaixo do nível normal, no interior, quase 100 famílias precisam ser abastecidas com água pela Defesa Civil.
Atualmente, 52 pontos localizados entre oito distritos e três bairros são abastecidos com caminhão-pipa, atendendo 97 famílias e 432 pessoas.
O local com maior necessidade é o Passo do Verde, onde o caminhão abastece 13 pontos, totalizando 47 famílias e 274 pessoas. Os distritos de Arroio Grande, São Valentim, Santo Antão, Boca do Monte, Palma e Pains também são atendidos, além de pontos mais distantes nos bairros Pé de Plátano, KM 3 e Camobi, onde 12 pontos são abastecidos, atendendo 13 famílias.
Ao longo das duas últimas semanas, foram atendidas cinco novas ocorrências ocasionadas pela seca de fontes hídricas em Arroio Grande, Passo do Verde, Pains e Pé de Plátano. Algumas famílias já eram atendidas anteriormente pela Defesa Civil, porém, com o agravamento da estiagem, elas precisaram entrar em contato novamente para a solicitação do serviço.
Em 2021, foram entregues mais de 2,1 milhões de litros de água em comunidades de Santa Maria, mais do que o dobro de 2020, quando foram pouco mais de 1 milhão de litros.
Pedidos de entrega de água podem ser feitos pelos seguintes contatos da Defesa Civil: (55) 3222-5192 e pelo WhatsApp (55) 99110-7940.