Caiu para 2,5 mil o número de pontos sem energia elétrica no Rio Grande do Sul em consequência dos temporais ocorridos nos últimos dois dias. Os dados foram atualizados por volta do meio-dia desta sexta-feira (28).
No início da manhã, eram 10 mil, número que havia chegado a 71 mil na noite de quarta.
A RGE é a única empresa que afirma ainda ter concentração de clientes atingidos — são 2,5 mil. Na área de concessão, o temporal atingiu principalmente a região dos vales do Rio Pardo e do Taquari, provocando danos na rede elétrica, com galhos e objetos arremessados contra fios e outros equipamentos.
A RGE afirma que as equipes estão totalmente mobilizadas para restabelecer a energia. No entanto, reforça que a maioria dos reparos é de alta complexidade e requer longos deslocamentos. A empresa também alerta que os moradores não devem tentar fazer consertos por conta própria devido ao risco.
Para informar sobre falta de energia na área da RGE, é possível enviar uma mensagem de texto para o número 27350 com o "seu código" (que consta na conta de energia elétrica). Também é possível fazer contato com a RGE pelo site, aplicativo CPFL Energia, telefone 0800 970 0900 e WhatsApp (51) 99955-0002.
Já a CEEE Equatorial afirma estar atuando em situação de normalidade, apenas com casos pontuais de clientes sem luz na área de concessão. A empresa afirma que os prazos para restabelecimento da energia dependem da complexidade de cada situação.
Para informar sobre falta de energia, os consumidores da CEEE Equatorial podem enviar uma mensagem de texto para o número 27307 com a palavra "luz" e com o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura de energia). Também é possível entrar no site ou ligar para o telefone 0800 721 2333.