Uma reunião virtual de apresentação da campanha promovida pelo Movimento Amor na Bandeira será realizada nesta sexta-feira (19), às 19h. O grupo tem como proposta a inclusão da palavra "amor" na bandeira do Brasil.
O encontro virtual será aberto à comunidade externa e tem como objetivo sensibilizar a opinião pública sobre o tema, além de angariar dinheiro para o projeto. Após a reunião, o próximo passo será a promoção de ações de mobilização no Congresso Nacional para que a proposta seja discutida em outra instância.
Os responsáveis pela campanha consideram que a iniciativa é suprapartidária. O grupo é composto por pessoas ligadas a causas sociais, ambientais e culturais, representantes do terceiro setor, trabalhadores de organizações cívicas e consultores de empresas.
O Movimento Amor na Bandeira se baseia no pensamento do filósofo francês Auguste Comte (1798- 1857), que inspirou as palavras escolhidas para a bandeira do Brasil em 1889. No contexto pós-proclamação da República, a palavra "amor" fazia parte do lema nacional, mas acabou sendo retirada posteriormente.
De acordo com Eduardo Rombauer, membro do Movimento Amor na Bandeira, a campanha ganhou ainda mais destaque após os atos de 7 de setembro deste ano.
— Entendemos que chegou a hora de fazer o que ainda não foi feito. Que é um efetivo engajamento para defender essa causa — disse Rombauer em um vídeo publicado no Instagram.
O grupo havia lançado, recentemente, um abaixo-assinado, criado com o objetivo de apresentar os objetivos do grupo e da campanha. O documento ainda pode ser acessado.
As informação são da Folha de S.Paulo.