Faltando 10 dias para o fim da Campanha Papai Noel dos Correios, cerca de 600 cartinhas ainda não foram adotadas. Das quase 2,6 mil cartas disponibilizadas neste ano, 1.976 foram escolhidas. No entanto, pelo menos seis municípios ainda possuem cartinhas no aguardo de adoção.
De acordo com um levantamento feito pelos Correios nesta terça-feira (30), em Santo Ângelo, menos de 20% das cartinhas foram adotadas, até o momento. Em Pelotas, apenas 30% dos pedidos receberam um padrinho ou madrinha.
Ainda segundo o levantamento, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo também não atingiram nem a metade da meta, que é de 100% das cartinhas adotadas. O percentual de adoção é de 42% e 44%, respectivamente.
Em Porto Alegre e Caxias do Sul, todos os pedidos já foram garantidos. Em Novo Hamburgo e Santa Maria, restam poucas unidades. Nesses quatro municípios, o foco agora é lembrar os padrinhos e as madrinhas que os presentes devem ser entregues até a data limite nos locais indicados no site da campanha.
Em Porto Alegre, além das agências Moinhos de Vento, São João, Vila Jardim e Ipanema, é possível entregar o presente na Tenda do Papai Noel localizada na Praça da Alfândega, entre o Farol Santander e o prédio histórico dos Correios.
Saiba como adotar uma cartinha
Este ano, por conta da pandemia, a adoção dos pedidos das crianças se manteve apenas pela internet. Para escolher uma cartinha, é preciso entrar no site, selecionar o Estado e a cidade, escolher uma ou mais cartas e informar alguns dados, como nome, telefone e e-mail para registro da adoção no sistema da campanha.
Já a entrega dos presentes é feita presencialmente, sempre com atenção aos protocolos de segurança, como o uso de máscaras, e evitando aglomerações. Madrinhas e padrinhos devem entregar o presente em uma embalagem reforçada com o código da carta escrito no pacote de forma visível e legível, para que os Correios possam identificar o destinatário correto. A entrega pode ser feita até 10 de dezembro.