Com a Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153, em Cachoeira do Sul, bloqueada desde o final de outubro, a população do município aguarda a operação de uma balsa para realizar a travessia. A ponte é a principal ligação entre a cidade e as BRs 153 e 290. A expectativa é de início da operação do serviço até o final da tarde de quarta-feira (10).
Como o calado do Jacuí não é suficiente para o funcionamento da balsa, atracadouros estão sendo montados em uma das margens do rio para permitir o acesso da embarcação nos dois lados.
A Secretaria de Obras está auxiliando nos trabalhos que vão afastar a balsa da margem mais rasa do Jacuí e permitir que ela permaneça na área mais profunda.
— Já colocamos 10 caçambas com rachões na margem da prainha e vamos colocar, pelo menos, mais 10. Com isso, estimamos que a operação da Deusa do Jacuí comece à tarde — disse o secretário Luciano Lara.
A embarcação Deusa do Jacuí chegou ao município na segunda-feira (8) e poderá ser utilizada por carros, caminhões e ônibus. O tempo de travessia é de cinco minutos, e o custo para veículos de passeio é de R$ 17.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deverá iniciar as obras de reforço estrutural na próxima semana. Os trabalhos deverão durar 30 dias.