A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, tradicional evento da cultura alemã no Estado, retorna nesta quinta-feira (7) à noite, após ter sido cancelada em 2020 devido à pandemia. A diretora do evento, Roberta Pereira, falou ao programa Gaúcha+, da Rádio Gaúcha, sobre os cuidados e a adoção de protocolos sanitários contra a covid-19 para a realização da festa. O grande destaque deste ano está no passaporte vacinal, que será obrigatório para a participação no evento.
— Animação não vai faltar — destacou Roberta. — Mas o pezinho tem que bater sentado na cadeira, porque dançar ainda não pode — completou.
O público será reduzido e poderá visitar o parque em dois turnos, com até 4 mil pessoas em cada. Além disso, foram ampliados os espaços gastronômicos — sobretudo ao ar livre —, que serão o grande foco desta edição. Atrações como tendas com cervejas artesanais e especiais também estarão disponíveis.
Os espaços contarão com palcos onde as pessoas poderão assistir a apresentações musicais alemãs, de bandinhas e folclóricas. Neste ano, não haverá bailes nem shows.
O tradicional desfile pelas ruas da cidade também teve de ser adaptado. Neste ano, ocorrerá dentro do parque, com uma novidade: será realizado todos os dias.
O evento ocorre de 7 a 12 e de 15 a 17 de outubro. Ingressos podem ser adquiridos pelo site.