A Polícia Civil identificou duas pessoas que retiraram três cães comunitários que viviam em casinhas instaladas no pátio da prefeitura de Capela de Santana, no Vale do Caí. São dois funcionários do executivo municipal. Desde a terça-feira (21) da semana passada, o desaparecimento dos vira-latas Bernardão, Chocolate e Quinha mobilizou moradores, ativistas da causa animal e a polícia da região dos vales.
Conforme a Polícia Civil, por meio das imagens das câmeras de monitoramento da cidade foi possível ver os funcionários, em um micro-ônibus, que pertence à Secretaria da Saúde do município, retirando os animais do local. Os cães foram abandonados. Um deles, o Chocolate, foi localizado vivo nesta manhã, em São Sebastião do Caí, e encaminhado aos cuidados da ONG Anjos de Quatro Patas, até que seja adotado.
Os suspeitos podem responder pelo crime de maus tratos aos animais, com pena entre dois a cinco anos de prisão. A polícia não divulgou os nomes dos funcionários da prefeitura. A reportagem contatou a prefeitura de Capela de Santana e aguarda um posicionamento sobre o caso.
Qualquer informação sobre os cães Bernardão e Quinha pode ser repassada para a delegacia pelos telefones (51) 3698-1377 ou (51) 98502-0425.