A prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, liberou nesta terça-feira (28) o acesso do público ao trecho de dois quilômetros de alargamento da faixa de areia da praia na região central da cidade. O espaço vai da altura da Rua 4.000 até o molhe da Barra Sul. No total, a obra deve ampliar a faixa de areia de 25 para 75 metros, e tem previsão de conclusão para novembro (veja detalhes abaixo). O custo do alargamento é orçado em R$ 66,8 milhões.
O trecho ainda estava interditado para que a prefeitura finalizasse a obra e para que houvesse acomodação do aterro, especialmente dentro da água.
Segundo a prefeitura da cidade, as características do declive no mar são bastante parecidas com a da praia original. Ou seja, a cada 40 metros avançados para dentro do mar, a profundidade ganha um metro.
A abertura da nova faixa de área foi monitorada por uma equipe do 13° Batalhão de Bombeiro Militar (13º BBM) para garantir a segurança dos banhistas e o cumprimento das regras de prevenção ao coronavírus.
— Estamos fazendo rondas com quadriciclos no local liberado, verificando correntes de retorno, profundidades e possibilidades de buracos. Mas a condição do mar na Barra Sul é geralmente bem tranquila — afirmou o subcomandante do 13° BBM, capitão Marcus Vinícius Abre.
Considerado um dos maiores "engordamentos de praia" da América Latina, o aterro fará com que as sombras dos arranha-céus não atrapalhem mais o banho de mar no local.