O vento forte de até 86 km/h que atingiu o Estado neste domingo (18) causou problemas nas regiões Sul e Metropolitana.
Em Porto Alegre, uma árvore caiu na Rua Félix da Cunha, no bairro Moinhos de Vento. Os galhos atingiram a rede elétrica, deixando a região sem luz no final da tarde. A CEEE foi acionada pela EPTC.
Em Pelotas, uma árvore caiu sobre uma residência, no bairro Fragata, por volta do meio-dia deste domingo. Ninguém ficou ferido. Em Rio Grande, no bairro São Miguel, galhos de uma árvore também caíram sobre uma residência, quebrando telhas. Os bombeiros foram acionados, e a ocorrência foi encerrada também sem feridos ou danos maiores.
O vento em Rio Grande também tornou impraticável o serviço na barra do porto neste domingo. Navios não entram e nem saem na zona portuária. Não há uma previsão de retomada dos trabalhos.
Em Santa Vitória do Palmar, uma árvore caiu na estrada vicinal que liga a cidade à praia do Hermenegildo. Ela já foi retirada pelos bombeiros.
Região Metropolitana e Sul sem luz
O vento também deixou áreas do Estado sem energia elétrica. Segundo a CEEE, houve danos na rede de distribuição da concessionária, danificando postes e rompendo cabos. Os estragos ocorreram em diversos pontos da área de concessão, embora as áreas mais atingidas tenham sido as regiões Sul e Metropolitana.
Sem mencionar números, a concessionária informa através de nota que as cidades com maior número de clientes sem energia foram Porto Alegre, Viamão, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. Segundo a CEEE, "as equipes estão trabalhando em todas as regiões para normalizarem a situação o mais depressa possível".
Na área de concessão da RGE, há 24 mil clientes sem luz, a maioria na Região Metropolitana, principalmente em Canoas e Gravataí. Segundo a concessionária, as equipes seguem trabalhando para executar os consertos na rede e restabelecer o fornecimento.