No seu giro de 48 horas pelo Rio Grande do Sul, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, tem oito compromissos públicos. E um deles, cumprido nesta quarta-feira (7), foi a visita a um dos orgulhos das Forças Armadas, o Museu Militar do Comando Militar do Sul (CMS), um dos mais completos do país e um dos mais visitados em território gaúcho.
Localizado na Rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre, o prédio que abriga o museu foi construído em 1867 e sediou o Arsenal de Guerra, quando o Rio Grande do Sul ainda era província. Dali partiam armas para a Guerra do Paraguai. Em 1999 o Exército decidiu transformar ele num museu e ele virou um dos mais completos acervos bélicos do país, com mais de 6 mil itens. Abriga desde uma coleção dos carros blindados que serviram às Forças Armadas desde o início do século XX até raridades, como um canhão usado pelas tropas de Maurício de Nassau na invasão holandesa de 1630.
Por ser muito antigo, o museu precisava de uma revitalização, que durou do início da pandemia até esta semana. O telhado foi trocado, o piso foi pintado e as paredes internas e externas, restauradas. Foi criado um Espaço Educativo para crianças e incluídas centenas de peças históricas, como um blindado com 100 anos de idade. O museu recebe em média 150 estudantes por dia e está aberto das 10h às 17h, de terças-feiras a domingos.
— Esse museu é uma mostra do nível de operacionalidade dos gaúchos para a história militar do país. Ele se confunde com a própria história do Exército, é uma maravilha. Gosto de dizer que não ter ocupado postos no Rio Grande do Sul é uma lacuna na minha carreira, compensada apenas pelo fato de eu ter um neto de Porto Alegre — discursou o general Paulo Sérgio.
O comandante Paulo Sérgio evitou entrevistas. Ainda em Porto Alegre, ele participou de solenidade no Regimento Osório e visitou doentes no Hospital Militar. Durante a tarde, foi a Barra do Ribeiro, inspecionar obras de duplicação da BR-116, que são feitas pelo Exército.
A quinta-feira (8) será dedicada a visitar Santa Maria, cidade cotada para receber a nova Escola de Sargentos do Exército.