Com a manutenção do alerta do governo do Estado à região de Pelotas — nível máximo de risco do atual sistema 3As de gestão da pandemia — os municípios de Pelotas e Rio Grande prorrogaram decretos com restrições até a próxima segunda-feira (21). O texto dos documentos prevê, de forma geral, as mesmas regras, mas com alterações específicas.
Pelotas irá continuar até o dia 27 de junho com as medidas restritivas definidas pelo Comitê Técnico da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). O Plano de Ação Regional para enfrentamento da pandemia do coronavírus foi elaborado pela entidade e chegou a causar polêmica na região. O município foi o que contabilizou o maior número de novos casos na área na semana passada.
Por outro lado, outras prefeituras do sul do Estado, como a de Rio Grande, não seguiram o acordo regional e optaram por decretos separados. Em Rio Grande, as regras que estavam em vigor foram prorrogadas na terça-feira (15) e vão durar, no mínimo, até a próxima segunda (21). As restrições seguirão basicamente as mesmas, com algumas flexibilizações.
Uma delas, por exemplo, é o fechamento dos bares, restaurantes e similares às 22h, com permanência dos clientes no local até as 23h. Anteriormente, o decreto determinava o fechamento às 21h, com permanência até as 22h. Além disso, a praia do Cassino, que estava com os acessos fechados há duas semanas, agora está novamente aberta. Porém, continua vedada a permanência de veículos na faixa de areia.