O ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Pedro Hallal foi convocado para falar à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal. A participação do epidemiologista está marcada para a próxima sexta-feira (25), a partir das 9h.
Segundo Hallal, o principal motivo que levou ao convite dos senadores é o fato dele ser o coordenador da Epicovid-19, um estudo sobre a prevalência de coronavírus na população gaúcha.
Hallal será o primeiro epidemiologista a falar na CPI da Covid. Entre os tópicos que pretende destacar, ele ressalta a comparação do quadro epidemiológico brasileiro com o restante do mundo, as principais informações sobre a epicovid e importância de ouvir a ciência neste momento.
- Quando questionado, terei uma opinião crítica, porque é inviável não tê-la sobre a vexatória atuação brasileira no enfrentamento da pandemia - afirma Hallal.
Além disso, o epidemiologista disse que espera contribuir com as respostas às perguntas dos senadores de forma técnica e sem politização.
- É claro que, sempre, muita gente entende que nossas posições são políticas, quando na verdade são posições técnicas - destaca.
Outro profissional da UFPel que também foi convidado para falar na CPI foi o epidemiologista Cesar Victoria. No entanto, ainda não há data definida para esta participação. Cesar é o responsável por uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel em parceria com a Universidade de Harvard, e que mostra que a imunização evitou a morte de 43.082 pessoas pelo coronavírus em 2021.