Iniciou, na última terça-feira (1), e vai até setembro o tempo de Defeso 2021 em Rio Grande. Durante este período fica proibida a pesca na Lagoa dos Patos para permitir a reprodução dos peixes na região. Para auxiliar esses trabalhadores, o governo federal oferece um benefício mensal - o seguro defeso - no valor de um salário mínimo, para que os trabalhadores da pesca possam suprir o período sem poder exercer sua atividade.
Para ter direito, o pescador precisa ser cadastrado no sistema da prefeitura. No entanto, conforme a Colônia dos Pescadores, dos cerca de 1 mil trabalhadores aptos a receber o benefício, ainda faltam em torno de 400, ou seja, pouco menos da metade.
Dessa forma, são organizados mutirões nas principais comunidades onde há uma maior concentração de pescadores para alavancar a quantidade de pescadores aptos a receberam a ajuda financeira, relata o presidente da Colônia dos Pescadores, Nilton Machado.
- Nós consideramos que estamos dentro do prazo ainda. Temos até setembro para cadastrar todos os pescadores. O que acontece é que muitos aguardam esses mutirões direto nas comunidades. Aos poucos, vamos aumentando em cerca de 40 pescadores por dia - explica Machado.
Para conseguir o cadastro e acesso ao benefício, o trabalhador precisa apresentar identidade, CPF e um documento que comprove a atividade, como a licença de pescador, por exemplo. Dúvidas podem ser solucionadas pelo atendimento da colônia, no telefone (53) 3232-1721.