A instabilidade que ganhou força no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3) causou estragos na região sul do Estado, principalmente, em razão da queda de granizo registrada durante a noite. Em Jaguarão, onde o rescaldo ainda é realizado, diversas residências foram danificadas pela chuva, registrada no município por volta das 21h.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os bairros mais afetados foram Corredor das Tropas e Santina, onde o mau tempo causou o destelhamento de casas. Na Rua 24 de Maio, no centro do município, uma árvore caiu com a força da chuva e danificou a fiação. Há registro de falta de luz em diversos pontos do município.
De acordo com a Somar Meteorologia, depois de dias consecutivos de tempo firme e céu aberto, o cenário já começou a mudar território gaúcho por conta da chegada de uma nova frente fria. Nesta terça, a previsão é instabilidade na maior parte do Estado — as exceções são as regiões norte e noroeste do RS, para onde não há previsão de chuva.
A previsão indica chance de chuva mais expressiva em algumas cidades do sul e leste do RS. Nas demais áreas, a nebulosidade aumenta ao longo do dia e precipitações de intensidade moderada podem ser registradas a qualquer momento.
A Defesa Civil emitiu, na noite desta segunda-feira, um alerta para risco de chuva e temporais isolados nos municípios de fronteira com o Uruguai nas próximas oito horas.