Duas pessoas morreram afogadas entre a tarde deste sábado (20) e a manhã deste domingo (21). As vítimas são dois homens que foram a óbito nas cidades de Atlântida Sul, no Litoral Norte, e no interior de Candelária, no Vale do Rio Pardo.
Em Atlântida Sul, a vítima foi identificada como Renato Aloísio Orth, de 47 anos. Ele era vereador do município de Tupandi e havia entrado no mar com outras duas pessoas. Conforme o corpo de bombeiros, os guarda-vidas da guarita 108 perceberam que os três estavam em local de risco. Os banhistas já estavam sendo arrastados pela corrente para uma vala.
Os guarda-vidas entraram na água e conseguiram retirar a primeira pessoa consciente do mar. Com ajuda de uma motoaquática e uma aeronave, conseguiram retirar o segundo envolvido. Os dois passam bem.
No entanto, Renato perdeu a consciência após ser retirado da água e foi constatada uma parada cardíaca. Os guarda-vidas e, posteriormente, os atendentes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o local não é balizado para banho e estava sinalizado com bandeira preta, por conta do alto risco de afogamento.
Nas redes sociais, a prefeitura de Tupandi emitiu uma nota de pesar se solidarizando com a família e amigos pelo falecimento do vereador, popularmente conhecido como Morenão. Ainda, foi decretado luto oficial de três dias no município.
A Câmara de Vereadores também decretou luto e suspendeu a sessão que ocorreria nesta segunda-feira (22). Por meio de nota, o presidente da casa, vereador Matheus Klassman, lamentou o ocorrido e destacou que o empresário sempre colocou Tupandi em primeiro lugar.
Morte em piscina
No balneário Cascata da Ferradura, na localidade de Arroio Lindo, no interior de Candelária, no Vale do Rio Pardo, um homem morreu após mergulhar em uma piscina. A vítima foi identificada Jean de Vargas Rodrigues, de 25 anos.
O corpo de bombeiros voluntários de Sobradinho, que atendeu a ocorrência, foi chamado por familiares da vítima no início da tarde. Segundo os bombeiros, ao chegar no local, a vítima já havia sido retirada da água por familiares. Sem respirar, ele recebeu atendimento, mas teve o óbito confirmado durante o deslocamento de cerca de 20 km até o Hospital São João Evangelista.
De acordo com o relato das testemunhas, o homem mergulhou na piscina e não voltou para a superfície. As circunstâncias do ocorrido ainda são desconhecidas.