Municípios do interior do Estado ainda contabilizam os estragos causados pelo temporal da noite desta segunda-feira (11). Rajadas de vento de até 70 km/h causaram destelhamentos em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, principalmente nos bairros Salvador Faraco e João Paulo II, atingindo cerca de 30 casas. De acordo com o coordenador da Defesa Civil na região, Major Rinaldo da Silva Castro, as famílias não chegaram a ficar desalojadas ou desabrigadas.
— A prefeitura distribuiu lonas para a população afetada, e o pessoal segue trabalhando para consertar. Uruguaiana foi a única cidade da região que sofreu esses danos, até onde temos registro — diz o Major.
Há relatos de estragos também na Região Metropolitana, em Viamão, e na Região Central, principalmente na cidade de Encruzilhada, mas ainda não há detalhamentos.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho também sofreu consequências do vento forte. O temporal da noite desta segunda-feira (11) causou transtorno para passageiros que viajavam com destino à Capital. Ao todo, seis voos não conseguiram aterrissar no aeroporto e foram obrigados a arremeter. A situação agora já está normalizada.
Sul do RS
Já no sul do Estado, o temporal danificou diversos prédios entre eles um shopping e um hospital em Rio Grande. A Santa Casa do Rio Grande também teve parte da sua estrutura prejudicada pela chuva.
Em nota a administração do hospital afirmou que ''os danos causados são apenas materiais/estruturais'' não havendo feridos em decorrência dos estragos. Alguns serviços do hospital podem ser prejudicados nos próximos dias devido ao processo de reestruturação e de limpeza.
O Praça Shopping Rio Grande amanheceu com algumas lojas danificadas nesta terça-feira (12). Durante o temporal algumas entradas do shopping não conseguiram conter a força da água que atingiu os corredores do empreendimento. Um mutirão de profissionais de limpeza possibilitou a abertura do shopping. Ninguém ficou ferido.
A travessia de Rio Grande para São José do Norte também foi afetada. A lancha Violet Louise que fez a viagem das 19h de segunda-feira pegou o temporal no meio do Canal. Por orientação da tripulação todos os passageiros tiveram que colocar os coletes de salva vidas e as janelas e portas da embarcação foram fechadas para evitar entrada de água. Ninguém ficou ferido.
Também em Rio Grande, uma mulher foi encontrada morta na Avenida Buarque de Macedo. Segundo a Polícia Civil, a suspeita é de que ela tenha sofrido um choque elétrico. Clarissa Gomes Costa, 31 anos, tentava se proteger da chuva em uma parada de ônibus quando um fio do poste de luz arrebentou e caiu na poça da água onde ela estava.