O número de clientes sem luz no Rio Grande do Sul caiu para 211 mil, segundo balanço divulgado pelas empresas de energia elétrica na manhã desta terça-feira (12). Pelo menos 310 mil pontos chegaram a ficar desabastecidos após o forte temporal que atingiu o Estado na noite de segunda-feira (11).
De acordo com a CEEE, 140 mil clientes seguem sem luz na área de concessão da empresa. A maior parte, 80 mil, está na Região Sul, a mais afetada pela chuvarada, que causou ainda a morte de uma mulher em Rio Grande (leia abaixo).
Também estão sem energia elétrica 8 mil clientes no Litoral Sul, 8 mil no Litoral Norte, 14 mil no Centro-Sul e 30 mil na Região Metropolitana — sendo 15 mil deles em Porto Alegre. Uma nova atualização deve ser feita às 10h30min pela CEEE.
Já a RGE divulgou balanço por volta das 7h30min. São 71 mil clientes sem fornecimento de energia na área sob responsabilidade da empresa, a maioria na Região Metropolitana — há também casos na Região Central e na Fronteira.
Temporal causou morte no Sul
Em Rio Grande, uma mulher foi encontrada morta na Avenida Buarque de Macedo, na noite passada. Segundo o Corpo de Bombeiros, a suspeita é de que ela tenha sofrido um choque elétrico.
De acordo com relatos, Clarissa Gomes Costa, 31 anos, tentava se proteger da chuva em uma parada de ônibus quando um fio do poste de luz arrebentou e caiu na poça de água que havia aos pés da vítima.
Transtornos na Capital
O vento forte causou queda de árvores e deixou semáforos com problemas de funcionamento em Porto Alegre. Na Rua Casemiro de Abreu, uma árvore de grande porte bloqueia totalmente a via, entre a Miguel Tostes e a Ramiro Barcelos, no bairro Boa Vista.
Já na General Souza Doca, próximo da Avenida Protasio Alves, no bairro Petrópolis, uma árvore bloqueia parcialmente o trânsito. Na General Couto de Magalhães, bairro São João, um vegetal chegou a interromper o tráfego, mas já foi retirado.
Em relação aos semáforos, as equipes de elétrica da EPTC estão nas ruas. No início da manhã, cerca de 10 semáforos apresentavam problemas na cidade.