O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a noite de segunda (11) e a madrugada desta terça-feira (12) deixou várias regiões sem energia elétrica, o que afeta também o abastecimento de água. As estações de bombeamento pararam e dependem do retorno da luz para continuar com a operação.
Até as 12h desta terça, 12 cidades ainda tinham pontos desabastecidos, incluindo Porto Alegre: Amaral Ferrador e Capão do Leão, no Sul; Arroio do Sal, Capão da Canoa e Terra de Areia, no Litoral Norte; Cotiporã, Nova Petrópolis, Veranópolis e Vila Flores, na Serra; Santa Maria do Herval, no Vale do Sinos; e Selbach, no Norte.
Na Capital, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que a falta de energia elétrica afetou o funcionamento de algumas estações de bombeamento e causou o desabastecimento em várias localidades. Ao longo do dia, algumas regiões voltaram a ter luz e as estações retomaram as operações, tendo agora apenas cinco localidades afetadas.
Na parte da tarde desta terça-feira, seguem apenas duas Estações paradas, que são as Belém Velho II e São Jorge I. Na área de abrangência delas, os bairros e localidades que ainda estão desabastecidos são: Belém Velho, Jardim São Jorge, Parque Charruas, Vila Nova e Vila Topázio.
A água já retornou nas seguintes localidades: Agronomia, Morro Santana, Jardim Bento Gonçalves, Protásio Alves, Vila das Laranjeiras e Vila dos Sargentos. O diretor do departamento, Alexandre Garcia, diz que, na manhã desta terça-feira, outro ponto da cidade ficou sem água pelo fato de mais uma estação de bombeamento ter parado. Segundo ele, parte dos moradores do bairro Coronel Aparício Borges, na Zona Leste, foram afetados.
O Dmae aguarda o retorno do fornecimento de luz para retomar esses sistemas, já que não há problemas de operação e o retorno da água vai ocorrer ao longo do dia, como sempre, demorando mais nas regiões mais altas.
Já a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informa que a falta de luz ainda afeta o abastecimento de água em 11 cidades e que a previsão de normalizar o serviço depende da regularização do fornecimento de energia elétrica, o que deverá ocorrer ao longo do dia.