O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), José Luiz Reis de Azambuja, morreu nesta sexta-feira (25), aos 68 anos, por complicações causadas pela covid-19, em Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, na Capital. Azambuja era casado com a também desembargadora Gisele Anne Vieira de Azambuja e deixa um filho, segundo informações da assessoria de imprensa do TJ-RS.
Natural da cidade de Estrela, no Vale do Taquari, Azambuja tomou posse como desembargador em 2008 e entrou para a inatividade em 2013. Formado em Direito em 1981, iniciou na carreira da magistratura como pretor, em 1984, atuando nas comarcas de Candelária e Porto Alegre. Assumiu o cargo de juiz de direito em 1988, jurisdicionando, como titular, nas comarcas de Rosário do Sul, Marau e Viamão. Promovido para a Capital em 1994 como juiz substituto de entrância final, jurisdicionou em diversas varas cíveis, criminais e de família e sucessões do Foro Central, bem como nos Foros Regionais da Tristeza, Partenon e Alto Petrópolis.
Azambuja também foi titular da 5ª e da 14ª Varas Cíveis, da 2ª Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais e da 7ª Vara de Família e Sucessões, todas situadas no Foro Central. Foi Juiz-Corregedor por dois períodos, de 1998 a 2000 e 2004 a 2006 e exerceu a jurisdição eleitoral nas zonas de Marau, Viamão e Porto Alegre.