As perícias médicas para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continuam suspensas no Rio Grande do Sul até esta quinta-feira (17), de acordo com levantamento feito por GZH com as gerências regionais. Na quarta-feira (16), o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou que os atendimentos seriam retomados em 169 postos em todo o Brasil.
O INSS reabriu parcialmente as agências na segunda-feira (14), após cinco meses fechadas devido à pandemia do coronavírus. Mas o serviço de perícia médica, um dos principais, não foi retomado. Em Porto Alegre, abaixo de chuva, dezenas de segurados aguardaram, sem sucesso, o atendimento na agência da Avenida Bento Gonçalves. As perícias são necessárias para permitir que trabalhadores recebam auxílio, retornem ao trabalho ou consigam a aposentadoria.
Os profissionais da saúde alegam que o INSS não realizou as adaptações necessárias nas agências para receber os segurados, em ambiente que gera aglomeração e tem público em grande parte idoso.
Nesta quarta-feira (16), o presidente do INSS, acompanhado do secretário de Previdência, Narlon Gutierrez, e do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, realizou vistorias em agências no Distrito Federal.
Em nota, a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) disse que recebeu com "surpresa e indignação" a informação da vistoria feita nas agências da capital federal e alegou que apenas gerentes da administração, sem competência técnica ou legal, estão realizado as visitas:
"Desfilarem feito três patetas em uma agência ainda não inaugurada em Brasília, com pranchetas na mão que simulavam uma fiscalização técnica, mas pareciam maridos indo ao supermercado com a lista de compras feita pela esposa, batendo a cabeça entre prateleiras apertadas e corredores estreitos", escreveu a entidade.
Em Porto Alegre, segundo o INSS, somente a agência Partenon, na Avenida Bento Gonçalves, 867, tem condição de voltar a receber o público. A reabertura do local, entretanto, não ocorreu porque é preciso nova vistoria para confirmar os ajustes apontados em inspeção na semana passada.
Na manhã desta quinta-feira, o gerente-executivo do INSS em Porto Alegre, Claiton Pereira Soares, esteve no local. No entanto, ainda não foi divulgado quando as perícias médicas voltarão a ser realizadas na Capital.
"Agências 100% preparadas"
Segundo a gerente-executiva do INSS em Novo Hamburgo, Morgane Lionço, das 16 agências sob sua responsabilidade, nove estão abertas para atendimento administrativo, mediante agendamento: Novo Hamburgo, Campo Bom, Encantado, Lajeado, Montenegro, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga e Taquara.
— Todas as agências com perícia médica da gerência-executiva da nossa região estão 100% preparadas para poder atender o público, tanto a parte administrativa quanto a médica. Está tudo pronto, só falta os profissionais comparecem ao local de trabalho para executar a parte médico-pericial — afirmou.
Caso positivo em Santa Maria
Programada para reabrir na segunda-feira, a agência do INSS em Santa Maria, na Região Central, teve um caso positivo de coronavírus na semana passada. Conforme o gerente-executivo Rodrigo Schneider Brasiliense da Silva, a reabertura ficou para 28 de setembro. Os servidores e terceirizados estão em isolamento domiciliar. As agências de Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Encruzilhada do Sul e Santa Cruz do Sul estão sob responsabilidade de Santa Maria:
— Santa Cruz e Rio Pardo foram vistoriadas pela perícia médica na semana passada. Agora, estamos aguardando uma segunda vistoria, pois houve alterações nas normativas internas — comentou.
Orientações
O segurado pode buscar orientações pelo telefone 135 e acessar o site Meu INSS para mais informações. Os atendimentos administrativos continuam sendo efetuados, mediante agendamento. Saiba quais agências estão atendendo o público clicando aqui.