A 77ª edição da Romaria da Medianeira, em Santa Maria, prevista para ocorrer em novembro, por enquanto, está mantida no modelo tradicional. A programação normal será seguida, com a trezena móvel, missas e, é claro, a procissão, no dia 8 de novembro. No entanto, segundo um dos coordenadores da Romaria, o padre Rubem Natal Dotto, que é vigário da Arquidiocese de Santa Maria e reitor do Santuário da Medianeira, um plano B já está definido. Caso a situação da pandemia não esteja atenuada até 1 de outubro, a alternativa, que sera transmitir as celebrações pela internet e sem a presença de público será colocada em prática.
- O plano A é a maneira tradicional, como sempre acontece. Esperamos que até lá, as coisas estejam melhores. O plano B é que, se não houver mudança até outubro, vamos fazer online - explica o padre.
Caso esse plano B seja colocado em prática, tudo será transmitido pela internet e a caminhada, que será com um grupo pequeno de religiosos, também estará disponível na televisão. O parque de alimentação, no pátio do Parque da Medianeira, também funcionará, mas no sistema de drive-thru.
- As celebrações vão acontecer, a preparação, com a trezena penitencial, a trezena móvel, mas ao invés da imagem circular pelas paróquias, elas que vão vir ao Santuário em um grupo reduzido. Tudo será feito para acompanharem pelas redes sociais. As missas também serão transmitidas. A procissão sairá da Catedral com um grupo reduzido de pessoas - detalha Dotto.
O padre ressalta que caso o plano B seja colocado em prática, com as atividades sendo realizadas sem a grande presença de público e transmitida pela internet, desde antes já será trabalhado para a conscientização dos fiéis que não se dirijam ao local para participar.
- O perigo tem. Vamos trabalhar para conscientizar que as pessoas acompanhem de casa, que não se dirijam para a procissão. Vamos trabalhar isso desde outubro, quando for decidido se precisará ou não fazer apenas online. No Corpus Christi, que tem uma procissão tradicional, saímos pelas ruas da cidade e o pessoal foi abençoado desde dentro da sua casa - exemplifica o padre.
Essa preocupação se dá pelo grande número de pessoas que participam da romaria. No ano passado, segundo estimativa da Brigada Militar, cerca de 500 mil pessoas participam da caminhada que sai da Catedral Metropolitana em direção ao Santuário Basílica da Medianeira.