As ruas de Santa Maria foram tomadas por fiéis na manhã deste domingo (10) para a 76ª Romaria Estadual da Medianeira. Segundo a Brigada Militar, mais de 500 mil pessoas participaram da procissão que partiu da Catedral Metropolitana por volta de 8h30min, passando pela Avenida Rio Branco, em direção ao Santuário Basílica da Medianeira, onde chegou às 10h. Apesar da ameaça de chuva, o público contou com sol e calor durante a romaria, considerada um dos maiores eventos religiosos do Estado. Neste ano, o tema foi Com Maria às Pressas em Missão, com o lema Ó Vem Conosco, Vem Caminhar, Santa Maria, Vem!.
A passagem da imagem de Nossa Senhora Medianeira emoldurada por flores amarelas e brancas foi acompanhada por milhares de romeiros — alguns emocionados chorando, outros andando descalços, entoando cantos de oração e pagando promessas. Vestidas de anjos, as crianças chamaram a atenção. Ao lado da imagem da santa, também foi levada a imagem de Nossa Senhora do Líbano, trazida pelo Bispo Maronita do Brasil, Dom Edgar Madi.
Em referência ao Sínodo da Amazônia, os indígenas das tribos caingangue e guaranis foram os responsáveis por carregar a imagem até o Altar Monumento, na Basílica da Medianeira.
Após a procissão, a Missa Campal da Romaria foi celebrada por Dom Ricardo Hoepers, bispo diocesano de Rio Grande, e pelo Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, e foi animada pelo Coral do Santuário Basílica da Medianeira, Irmãs de Maria de Schoenstatt, seminaristas Palotinos e músicos convidados regidos por Lucas Siduoski.
Durante a tarde, a imagem seguiu exposta para a veneração dos fiéis e missas foram realizadas de hora em hora até as 18h. Também foi realizada a Bênção da Saúde no Altar Monumento.