Um distúrbio operacional em uma das unidades da Braskem, no Polo Petroquímico de Triunfo, na Região Carbonífera, aumentou a intensidade da chama da chaminé e causou um clarão no céu que pode ser visualizado até em Porto Alegre. O incidente aconteceu por volta das 20h deste sábado (1º).
Segundo a assessoria de imprensa da Braskem, o distúrbio paralisou parte da planta, impactando na potência da chama do chamado flare – sistema de segurança para a queima de gases habitualmente utilizado por indústrias químicas, petroquímicas e refinarias.
A Braskem comunicou que o procedimento "é integralmente controlado e previsto" e que não há risco à comunidade ou ao meio ambiente. "A companhia já está tomando as medidas necessárias para retomada da operação na unidade industrial e reforça que esse processo não impacta as pessoas, o meio ambiente ou ativos", acrescentou a empresa, em nota.
O Corpo de Bombeiros de Taquari, responsável pelo atendimento ao município de Triunfo, não recebeu nenhum chamado sobre a ocorrência.