Quatro dias depois da passagem do ciclone-bomba que causou estragos em diversas cidades, mais de 10 mil clientes continuam sem luz no Rio Grande do Sul. O dado foi atualizado na manhã deste sábado (4).
A maior parte das pessoas que ainda estão sem o serviço ficam em áreas atendidas pela RGE. Segundo a empresa, os casos estão concentrados nas regiões de Erechim, Lagoa Vermelha e Vacaria.
A RGE afirma que que está trabalhando na reconstrução da rede elétrica danificada pelo temporal, mas, devido à complexidade dos danos e à dificuldade de acesso em alguns locais, o serviço ainda não foi restabelecido.
Já nos locais atendidos pela CEEE, 99% dos pontos já estão com energia elétrica normalizada. Conforme a assessoria de imprensa da empresa, os clientes que seguem sem luz estão concentrados no Litoral Norte, mas também há casos isolados na Região Metropolitana.
Nenhuma das duas fornecedoras deu previsão para a resolução dos problemas.
Desabrigados em três municípios
Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil às 11h, 47 pessoas ainda estão desabrigadas em decorrência de estragos causados pelo ciclone-bomba. A maior parte, 38 delas, estão em Vacaria.
Há ainda cinco desabrigados em Itatiba do Sul e quatro em Cacique Doble, ambas no norte do Estado. Ainda segundo o boletim, mais de 2,6 mil edificações foram danificadas pelo vendaval - a maior parte acabou destelhada.
Em Itaí, Muitos Capões, Erechim, Capão Bonito do Sul e São Sebastião do Caí, houve distribuição de lonas. Os municípios de Iraí e Lagoa Vermelha seguem em situação de emergência.