O número de clientes sem luz no Rio Grande do Sul caiu para 639 mil no final da manhã desta quarta-feira (1º). Logo cedo eram 895 mil clientes com falta de energia elétrica no Estado em razão do ciclone-bomba que atua desde terça-feira (30) na região.
Às 11h35min, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) atualizou as informações com registro de falta de luz para 510 clientes — mais cedo, eram quase 750 mil clientes sem energia. Na noite de terça-feira (30), eram 155 mil clientes afetados em todo o Estado. As regiões mais afetadas, com muitos postes quebrados ou derrubados, são a Metropolitana (200 mil) e o Litoral Norte (190 mil), seguida pela região de Pelotas (70 mil), Litoral Sul/Rio Grande (27 mil) e Camaquã (23 mil).
Na Região Metropolitana, a Capital registra 100 mil clientes sem energia. Viamão tem 50 mil, Guaíba tem 25 mil e Alvorada, 15 mil. No Litoral Norte, as cidades mais atingidas são Tramandaí (32 mil), Capão da Canoa (31 mil), Torres (22 mil) e Cidreira (19 mil). No Sul, Pelotas tem 45 mil, Capão do Leão tem 5 mil e Canguçu, 4 mil clientes sem energia.
Em boletim divulgado pouco antes das 7h, a CEEE havia informado que os ventos fortes registrados entre a noite de terça (30) e esta madrugada deixam sem energia 310 mil clientes no Litoral Norte e 303 mil na Região Metropolitana, incluindo a Capital.
Nas áreas de concessão da RGE, são 129 mil consumidores com fornecimento prejudicado — eram 145 mil no início do dia. A área mais afetada é a de Erechim, que ainda contabiliza cerca de 11 mil clientes com problemas. Por meio da assessoria de imprensa, a companhia informou que "está com suas equipes totalmente mobilizadas para restabelecer o serviço, priorizando a segurança dos colaboradores em campo e da população. No entanto, a complexidade dos danos, a dificuldade de acesso em alguns locais, estradas fechadas e principalmente, a continuidade da chuva, dificultam o trabalho, o que pode demorar mais tempo para a normalização do serviço".
Em razão dos problemas com a operadora Oi, o teleatendimento da CEEE está fora do ar. Para registrar falta de energia, os clientes devem enviar um SMS para o número 27307 contendo a palavra LUZ e o número da UC, ou pela Agência Virtual (http://ceee.com.br).
Clientes da RGE devem priorizar os canais site, aplicativo, WhatsApp e SMS, pois o call center pode apresentar lentidão. O número do WhatsApp é: (51) 3539-6791 e o SMS deve ser enviado com o código do cliente (que consta na conta) para 27350.