Considerado uma das grandes figuras das baladas de Pelotas, Edmilson Machado, mais conhecido como DJ Pirado, é uma mistura de animador, cantor e DJ. Conhecido por trabalhar na casa noturna mais tradicional da cidade, o Degraus Rey Club, ele está há mais de quatro meses sem poder trabalhar com o que gosta. Pai de família, o músico não viu as contas pararem de chegar e precisou inovar para sustentar a casa. Junto com a sua esposa e mais duas cunhadas que também trabalham no Degraus, ele resolveu criar um delivery de lanches como nova forma de renda da família.
Com pouca estrutura nesta fase inicial, o próprio Edmilson é quem faz as entregas, e os outros familiares produzem os lanches. O cardápio montado pela família faz referência às grandes músicas que ele tanto tocou nos tempos de DJ. Tem os lanches Fundo da Grota, Boate Azul, Evidências e outros. E, para deixar a noite mais animada, ao entregar o pedido, o cliente tem direito a fazer um pedido de música para Edmilson cantar.
— A ideia é para não fugir totalmente do que a gente sempre gostou de fazer, até para que meu público se identifique com a ideia do lanche porque a música sempre foi minha inspiração. Quando as contas começaram a bater na porta, e as economias que tínhamos guardadas só saiam, senti que naquele momento precisava de algo para ter uma receita. Foi então que tivemos a ideia de criar a lancheria.
Pelotas é conhecida como a cidade do ‘’bauru’’ e reúne dezenas de lancherias em diversos bairros do município. A concorrência é grande, e cada uma faz algo diferente para atrair as atenções. Aos poucos, o novo empreendimento está se consolidando no mercado e a ideia é continuar com o negócio mesmo após tudo voltar ao normal.
— Estamos vendendo, em média, de 30 a 50 lanches por dia, um número bom para o começo. Pretendo continuar com a lancheria e ampliá-la para não ficar somente no delivery. Faz tempo que procuro algo paralelo para agregar, mas vou continuar comandando as picapes. Sinto falta do contato com as pessoas, de ver alguns rostos que chegam tristes no começo das baladas saindo sorrindo ao final delas — finaliza Edmilson Machado.
O futuro é muito incerto para os estabelecimentos noturnos, exatamente por terem como característica reunirem multidões. As empresas deste ramo devem ser uma das últimas áreas a voltarem ao normal depois da pandemia. Mesmo com as incertezas, a ansiedade é grande por parte de Edmilson para voltar a fazer o que tanto gosta, e dos frequentadores a voltarem a se animar com as músicas do DJ Pirado.