A evolução do coronavírus para pandemia, conforme a classificação da OMS, já está modificando o calendário do mundo do entretenimento. A maioria dos principais festivais em todo o mundo adiaram ou cancelaram suas edições, assim como as turnês de bandas em diferentes partes do mundo.
GaúchaZH lista abaixo os shows e festivais que tiveram alterações:
MÚSICA
FESTIVAIS
Coachella
Considerado um dos maiores festivais de música do mundo, o Coachella foi adiado. O evento seria realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, entre os dias 10 e 19 de abril. Agora, ocorrerá entre os dias 9 e 18 de outubro. As cantoras Anitta e Pablo Vittar compõe o line-up das apresentações, ao lado de Frank Ocean, Travis Scott, Rage Against the Machine e Lana Del Rey.
Lollapalooza - Argentina e Chile
Em ambos os países, o evento começaria no dia 27 de março. Em comunicado, a organização do festival afirmou que está analisando novas datas para possível adiamento. "Diante desse acontecimento sem precedentes, nossa prioridade máxima é preservar a saúde e a segurança de público, artistas e equipe de trabalho, e acatar as medidas preventivas das autoridades públicas e sanitárias", informa a nota.
Lollapalooza - Brasil
Marcado anteriormente para ocorrer entre os dias 3 e 5 de abril, em São Paulo, também foi adiado por causa do coronavírus. Em comunicado oficial, o evento informou que os shows foram remarcados para os dias 4, 5 e 6 de dezembro. Guns N ’Roses, The Strokes e Travis Scott são os headliners desta edição do Lollapalooza e, segundo a organização, seguem confirmados na programação.
South by Southwest (SXSW)
O festival de música e cinema, que aconteceria entre os dias 13 e 22 de março em Austin, nos EUA, também foi cancelado. Em comunicado oficial, os organizadores afirmaram que estão estudando as possibilidades de reagendar do evento, que contaria com apresentações de oito bandas e artistas brasileiros.
SHOWS INTERNACIONAIS
Bob Dylan
Os shows do cantor Bob Dylan no Japão foram cancelados. O cantor faria 15 apresentações em Tóquio e Osaka no mês de abril.
Cher
Pelo Twitter, Cher afirmou que a etapa norte-americana da turnê "Here We Go Again Tour" foi cancelada. "Hoje eu assisti ao noticiário e me preocupei com vocês e com sua saúde. Eu não podia, em sã consciência, cantar", publicou.
Maroon 5
Os dois últimos shows da turnê da banda americana liderada por Adam Levine na América Latina foram cancelados na quinta-feira (12). Os eventos seriam realizados na Argentina e na Colômbia.
The Who
Faltando somente quatro dias para começar uma turnê no Reino Unido, o grupo de rock cancelou os shows no local.
BTS
A banda sul-coreana de k-pop anunciou em fevereiro que manteria seus shows, mas que eles seriam apresentados sem plateia e transmitidos online ao vivo. Pouco tempo depois, contudo, afirmaram que não fariam mais as apresentações e que não era possível saber se terão novas datas.
Green Day
A banda adiou uma turnê na Ásia, que tinha início marcado para 8 de março. "Guardem seus ingressos. Nós anunciaremos as novas datas muito em breve", escreveu o grupo em seu perfil no Instagram.
Avril Lavigne
A cantora canadense também anunciou que suas apresentações na Ásia seriam adiadas. Shows de Avril estavam programados para o Japão, Filipinas, Taiwan, entre outras cidades chinesas, entre abril e maio deste ano.
Mariah Carey
A americana decidiu adiar um show que faria no Havaí, nos Estados Unidos. "Aloha, Hawaii. Estou triste em anunciar que estamos adiando para novembro minha próxima apresentação. Estava feliz em voltar para o Hawaii no mês do meu aniversário, mas restrições de viagens internacionais nos levaram a considerar o bem estar de todos e sua segurança", publicou Mariah, em suas redes sociais.
Pearl Jam
A primeira parte da nova turnê da banda, com as faixas do disco Gigaton, ocorreria na América do Norte e foi totalmente adiada. O grupo ainda não soube informar as novas datas.
Madonna
A cantora pop cancelou duas apresentações que realizaria em Paris, nesta semana. Um decreto do governo francês proíbe encontros com mais de 1 mil pessoas para conter o avanço do vírus.
Alok
O DJ decidiu cancelar as turnês que seriam realizadas na próxima semana nos Estados Unidos e, em abril, na China. Ambas teriam duração de 15 dias. "O artista reafirma ainda a sua preocupação com a saúde do seu público, equipe e colaboradores, o que é de extrema prioridade e responsabilidade em sua carreira", diz nota, encaminhada pela assessoria do artista.
McFly
A banda britânica se apresentaria no dia 29 de março, no Pepsi on Stage. A apresentação agora está marcada para o dia 27 de setembro, no mesmo local. O restante da turnê pelo Brasil - que inclui cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Uberlândia - também foi reprogramado para ocorrer entre setembro e outubro.
Offspring
O grupo confirmou o adiamento, por tempo indeterminado, dos shows que faria no Brasil neste mês. A banda liderada pelo vocalista Dexter Holland levaria o show habitual a São Paulo (22/03), Uberlândia (17/3), Ribeirão Preto (19/3) e Rio (21/3). A banda Pennywise estaria nesta passagem também.
Backstreet Boys
A boy band se apresentaria no dia 15 de março, no Allianz Parque. Segundo a Live Nation, os fãs devem manter os ingressos em mãos, pois serão válidos para a nova data que deve ser divulgada em breve. Seria o terceiro show da banda nesta passagem pelo Brasil: o primeiro foi em Uberlândia (MG), na quarta-feira (11), e o segundo foi no Rio de Janeiro, na sexta-feira (13).
Suspensão de turnês
Em razão da pandemia do novo coronavírus , a Live Nation e outras grande empresas norte-americanas promotoras de espetáculos estão programando a suspensão temporária das turnês de artistas por elas organizadas nos Estados Unidos e em outros países até o final de março. A decisão será reavaliada para o mês de abril. Para os próximos meses, a Live Nation tem programados para o país Ben Harper e Billie Eilish, em maio, no Rio e São Paulo.
Tokio Hotel
O grupo adiou toda a turnê que faria na América Latina nos próximos dias. Estavam previstos apresentações no Equador, Chile, Peru, Bolívia, Argentina e Brasil a partir desta sexta-feira (13). Em São Paulo, o Tokio Hotel se apresentaria no dia 22 de março. Novas datas ainda serão confirmadas.
My Chemical Romance
A banda liderada por Gerard Way também adiou suas apresentações no Japão, marcadas para ocorrerem entre os dias 28 e 31 de março. "Estamos terrivelmente tristes e ainda mais preocupados com o que está acontecendo com o mundo", publicou o grupo, em nota oficial.
Pennywise
Responsável pela abertura dos shows do The Offspring no Brasil, marcados para a semana que vem, o Pennywise cancelou sua vinda ao país. "Sempre colocamos a segurança dos nossos fãs em primeiro lugar. Sendo extremamente cautelosos e compatíveis com o resto da indústria atual, iremos cancelar os nossos shows no Chile e no Brasil", diz um trecho da nota oficial do grupo de hardcore.
Metallica
No Brasil, a banda passaria com turnê WorldWired por Porto Alegre (21 de abril, na Arena do Grêmio), Curitiba (23 de abril, no estádio Couto Pereira), São Paulo (25 de abril, no estádio do Morumbi) e Belo Horizonte (27 de abril, no estádio Mineirão). Segundo comunicado divulgado no site oficial e nas redes sociais do grupo, a ideia é remarcar as apresentações para dezembro. Procurada, a Live Nation afirma que as novas datas e informações sobre ingressos devem ser divulgadas em breve.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, esclareça dúvidas e confira como se proteger da doença. Para receber boletins por e-mail sobre o assunto — com duas edições diárias —, acesse aqui.