Depois de uma operação que durou cinco horas, o navio sul-coreano Stellar Banner foi afundado a 150 quilômetros da costa do Maranhão, informou nesta sexta-feira (12) a Marinha do Brasil. Quatro navios de apoio permanecerão na área pelos próximos três dias para verificar eventuais flutuações de objetos e óleo no entorno da embarcação.
O Stellar Banner, de propriedade da Polaris Shipping, encalhou há três meses na costa do Maranhão enquanto levava minério de ferro da Vale para a China. Após a retirada do minério e da maior parte do óleo da unidade, o navio flutuou e foi inspecionado, e então ficou decidido que seria afundado
De acordo com o Comando do 4° Distrito Naval, o afundamento ocorreu por volta das 10h e seguiu normas internacionais de segurança ambiental. A operação foi realizada após o navio ter sido rebocado para uma região de águas profundas.
Segundo a Marinha, uma equipe será mantida na área por três dias para monitorar eventuais objetos que possam se soltar do navio e evitar que manchas de óleo possam se espalhar. A aeronave Poseidon, contratada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que acompanhou a operação, também vai continuar no local.