Apesar da chuva registrada nas últimas semanas, a Defesa Civil do Estado segue em alerta máximo por conta da estiagem. A preocupação se mantém porque não há previsão de precipitação mais constante para os próximos dias, o que irá prejudicar uma possível estabilização do nível das bacias hidrográficas e dos rios. A chuva recente ajudou somente a amenizar a situação, principalmente nas regiões Sul, Sudoeste e Leste.
Até esta segunda-feira (25), 396 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem – o equivalente a 79% das cidades gaúchas. Deste número, 341 tiveram o decreto homologado pelo governo do Estado e 301 foram reconhecidos pela União.
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Júlio Cesar Lopes, afirma que ainda não é possível dizer que o período mais crítico da estiagem já foi superado.
— A situação ainda é muito preocupante. A Defesa Civil segue em alerta total e continua buscando fazer o possível para ajudar os municípios atingidos pela estiagem no Estado — reforça o coordenador do órgão.
Até agora, o governo do Estado distribuiu, com recursos próprios, 550 caixas de água para 31 dos municípios mais afetados e 83 toneladas de cestas básicas. Com auxílio financeiro do Ministério do Desenvolvimento Regional, ocorreram os empréstimos de 45 reservatórios móveis em 30 cidades. Ainda de acordo com a Defesa Civil, não há, no momento, a previsão de novos recursos para o enfrentamento da estiagem.