Moradores de Porto Alegre e Região Metropolitana podem usar o aplicativo WhatsApp para agendar a confecção da carteira de identidade. No entanto, de acordo com o Instituto Geral de Perícias (IGP), o serviço está disponível somente para as pessoas que se enquadram nas regras emergenciais de atendimento.
São considerados casos urgentes os de quem precisa do documento para a retirada de receitas em farmácias, internações e cirurgias de emergência; de vítimas de roubos e furtos (desde que outros documentos também tenham sido levados); e viagens de avião agendadas com urgência. Para isso, é necessário apresentar documentos, como receitas médicas, boletins hospitalares, boletins de ocorrência e passagens aéreas que comprovem o relato.
Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (51) 9841-78646 ou (51) 9842-20125, das 8h às 18h. Os números só recebem mensagens de texto e podem ser usados também para cancelar as marcações. Os telefones (51) 3223-6122 e (51) 3223-2727 seguem atendendo normalmente.
Preparados para o distanciamento
Em Porto Alegre, os atendimentos estão concentrados no Departamento de Identificação do IGP, na Avenida da Azenha, 255. Desde o início da pandemia de covid-19, é necessário agendar, por telefone ou e-mail, a emissão da carteira de identidade.
De acordo com o IGP, o local está adaptado ao modelo de distanciamento controlado do governo do Estado, com separação entre as estações de atendimento, uso de álcool gel para desinfecção após cada atendimento, guichê separado para idosos e outras providências.