Mesmo em meio à estiagem que atinge o Rio Grande do Sul, a Corsan garante que mantém o abastecimento de água nas 307 cidades gaúchas operadas pela companhia. Em entrevista à Rádio Gaúcha nesta terça-feira (21), o diretor de Operações da Corsan, André Finamor, afirmou que a operação passou por diversos ajustes para manter o fornecimento de água à população.
Entre as ações está a transposição de água em vários municípios do Estado, a perfuração de poços artesianos, o apoio de caminhões-pipas para aumentar o nível de barragens e, até mesmo, a captação em açudes privados.
— Realmente, a situação da falta de chuva e estiagem está bastante complicada. Tem município que há 120 dias não tem boa chuva. Estamos em nível de alerta em algumas cidades, mas todas as medidas tomadas estão garantindo o abastecimento — ressalta.
Mesmo com todos os esforços, Finamor pede que a comunidade faça o uso racional da água para evitar o desabastecimento. Uma campanha de conscientização foi lançada para alertar a sociedade sobre a escassez de água.
— Usar conscientemente a água é não lavar calçada, carro. No banho, se ensaboa com o chuveiro fechado. Na hora de lavar a louça, fechar a torneira quando se esfrega — orienta.
Para a Corsan, estão em sinal de alerta em razão da falta de chuva os municípios de Nova Petrópolis, Fontoura Xavier, Araxá, Nova Roma, Cotiporã, Veranópolis, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Erechim.