A parceria diária entre milhares de ouvintes e a Rádio Gaúcha, que começa sob o nascer do sol, ao som do programa Gaúcha Hoje, e se estende madrugada adentro, garantiu um feito inédito entre emissoras do Estado.
Pela primeira vez desde o início das medições, em 2001, conforme revela pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11), uma rádio de notícias se manteve em primeiro lugar na audiência ao longo de cinco anos de forma ininterrupta. De fevereiro de 2015 até o mês passado, a Gaúcha liderou o ranking da preferência e consolidou uma aposta em informação, proximidade com o ouvinte e programação ao vivo.
O mais recente levantamento trimestral da Kantar Ibope Media demonstra que a emissora do Grupo RBS se manteve no topo com uma participação média de 13,22% no período de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. Mas esse número, conhecido como share, costuma alcançar cerca de 30% no começo da manhã. Isso significa que, de cada 10 pessoas com o rádio ligado, três sintonizam a Gaúcha para iniciar o dia bem informadas sobre temas como trânsito, notícias em geral ou esportes.
— Nossa conexão com o público a partir da Gaúcha sempre foi especial, próxima, e alcançarmos cinco anos de liderança é mais um motivo para seguirmos investindo no nosso propósito de emocionar e informar os gaúchos, estar junto com nossos ouvintes a todo momento, nos temas importantes do nosso Estado. Só temos a agradecer ao público e aos nossos clientes por essa parceria — destaca o CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
Esse resultado é considerado ainda mais expressivo porque o primeiro lugar do ranking radiofônico, em outras regiões metropolitanas como Rio ou São Paulo, costuma ser ocupado por emissoras musicais. O desempenho é fruto de uma estratégia colocada em prática ao longo desses 60 meses: a combinação entre a tradicional precisão jornalística com a modernização de programas clássicos como o célebre Sala de Redação e a criação de novas atrações como o Timeline, buscando sempre uma maior agilidade e proximidade com o público.
— Aprofundamos a ideia de que devemos oferecer aos ouvintes o jornalismo em tempo real, na nossa área de cobertura, que faça diferença na vida das pessoas. Se algo está acontecendo, estamos contando e explicando para o ouvinte de forma imediata, seja um congestionamento na Avenida Ipiranga ou a repercussão sobre o coronavírus na nossa região. É uma lógica de permanente breaking news — avalia o gerente-executivo de Jornalismo da Gaúcha, Daniel Scola.
A cobertura esportiva, com destaque para a dupla Gre-Nal, é outro ingrediente fundamental para renovar e manter o público. Muitas vezes, o hábito de ouvir a rádio começa ao lado de pais e mães torcendo por Inter ou Grêmio.
— Nos últimos anos, o público passou a ter à disposição novas opções para acompanhar futebol. Mesmo assim, as transmissões apresentaram crescimento de audiência. Ou seja, a concorrência aumentou porque não se resume somente a outras emissoras de rádio, e ficamos muito orgulhosos de estar agradando mais ainda os ouvintes. Prova de que deu certo a estratégia que une nossa programação fora dos 90 minutos à narração emocionante dos jogos — afirma o editor-chefe de Esportes, Rafael Cechin.
Editora-chefe da Gaúcha, Andressa Xavier lembra que a liderança não é vista como motivo para acomodação entre a equipe.
— A rádio mudou porque o ouvinte mudou e precisamos acompanhar essa velocidade. Entre as inovações que continuamos a fazer está o lançamento da Gaúcha 2 (segundo canal de áudio disponível, em ocasiões especiais, via site GaúchaZH ou aplicativos GZH Colorado e Tricolor). Nos últimos anos, também adquirimos equipamentos que garantem a qualidade de som de estúdio para transmissões feitas na rua pelos repórteres — comenta Andressa.
Quaisquer que sejam as novidades para o futuro, uma coisa não deve mudar: o vínculo íntimo entre o ouvinte e a rádio que ocupa o topo de suas preferências desde o nascer do sol até a hora de dormir.
— Nós conversamos com o ouvinte. Rádio também é companhia — resume Daniel Scola.
A rádio
- Conta com quatro emissoras próprias (Porto Alegre, Santa Maria, Caxias e Pelotas/Rio Grande) e 150 afiliadas
- Transmissões 24 horas por dia, sete dias por semana
- Alcança 1 milhão de pessoas por mês na Grande Porto Alegre
História
- 1927 — Apenas cinco anos após o surgimento do rádio no país, é fundada a Rádio Gaúcha
- 1957 — É adquirida por Maurício Sirotsky Sobrinho e Arnaldo Ballvé, sendo a primeira empresa do Grupo RBS
- 1971 — Surge o célebre Sala de Redação. É o mais antigo programa da rádio ainda no ar
- 1972 — Um incêndio destrói parcialmente as instalações da Rádio e da TV Gaúcha
- 1994 — Inaugura a transmissão via satélite, formando a Rede GaúchaSat
- 2007 — O sinal da Rádio Gaúcha chega também ao FM
- 2014 — A Gaúcha monta o mais moderno estúdio de rádio da América Latina, em Porto Alegre. É o estúdio principal da emissora
- 2016 — Grupo RBS lança o bar temático Gaúcha Sports Bar
- 2018 — Lançamento do novo estúdio da Gaúcha, na Redação Integrada
- 2019 — Lançamento do segundo canal da emissora, via streaming, a Gaúcha 2
- 2020 — A Gaúcha completa 60 meses de liderança entre rádios de notícias e musicais, segundo pesquisa Ibope