Pelo menos três cidades gaúchas pediram auxílio para garantir o abastecimento de água devido à estiagem que atinge o Rio Grande do Sul. Além de Fontoura Xavier, no norte do Estado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) também está ajudando com caminhões-pipa os municípios de Nova Araçá e Nova Roma do Sul, na Serra.
Nesses locais, o reforço da Corsan ocorre duas vezes por semana. Isso porque os poços artesianos apresentaram redução no volume de captação, não atendendo mais a demanda.
Nova Petrópolis, também na serra gaúcha, precisou de apoio de caminhões-pipa da Corsan até o início da semana. A chuva dos últimos dias, porém, possibilitou a normalização do sistema, com a melhora nos níveis das barragens.
Já a prefeitura de Hulha Nega, na Campanha, está fazendo racionamento de água, das 13h às 17h, todos só dias. Na cidade, o abastecimento depende de quatro poços artesianos, que são responsáveis por fornecer água a 6 mil moradores.
Como o município não é atendido pela Corsan e não existe estação de tratamento, o racionamento é frequente durante a temporada de calor. Neste ano, contudo, a estiagem agravou a situação.