Um navio carregado com minério de ferro encalhou e ameaça afundar no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Maranhão, na tarde desta quarta-feira (26). Conforme informações do G1, embarcação apresentou ao menos dois locais com entrada de água. Ela saiu na segunda-feira (24) do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís, Maranhão, a destino de Qingdao, na China. O acidente aconteceu por volta das 21h30 da quarta, segundo a Capitania dos Portos.
Em nota oficial, a Capitania afirma que o problema ainda não foi identificado e que a tripulação do navio está segura, na área a bordo dos rebocadores que foram enviados pela Marinha. "No momento, o navio encontra-se encalhado", declarou a capitania. O problema ainda não foi identificado.
Em posicionamento, a companhia Vale afirmou que o navio MV Stellar Banner sofreu avaria na proa após ter deixado São Luis. O problema teria ocorrido já fora do canal de acesso ao porto.
"Foi reportado ainda à Vale que, por medida de precaução, os 20 tripulantes foram evacuados com segurança e que o comandante do navio adotou manobra de encalhe a cerca de 100 quilômetros da costa de São Luís", disse a mineradora em nota.
A embarcação, construída em 2016, é de propriedade e operada pela empresa sul-coreana Polaris.
"Como operadora portuária, a Vale está atuando com suporte técnico-operacional, com o envio de rebocadores, e colaborando com as autoridades marítimas", disse a empresa.
A companhia não informou imediatamente se a embarcação estava com minério de ferro.