A prefeitura de Camargo, cidade de cerca de 3 mil habitantes no norte do Estado, deve decretar situação de emergência em função do temporal desta terça-feira (25). Em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, a prefeita Eliani Mesacasa Trentin, relatou que o município recém havia tomado essa medida em função da estiagem.
— Na sexta-feira decretamos situação de emergência em função da estiagem. Já estávamos com problema de falta de água e perda grande na produção agrícola. Praticamente 70% da arrecadação do município é oriunda do setor primário. A gente já estava com essa dificuldade e agora, amanhã estaremos decretando situação de emergência e de calamidade até, acredito, em função desse vendaval — lamentou.
A prefeitura de Camargo está contabilizando os estragos, mas estima que mais de 100 casas tenham sido atingidas pela chuva e pelo vento.
— Só no loteamento Primavera tem 50 casas e todas foram destelhadas — contou a prefeita.
Mais de 8 mil metros de lonas foram distribuídos aos moradores e, até a manhã desta quarta-feira (26), não havia famílias fora de casa. Além dos destelhamentos, houve queda de árvores e de postes de iluminação pública. A cidade permanece sem luz nesta manhã.
As aulas foram suspensas tanto na rede municipal, que tem três escolas, quanto na estadual, que conta com uma — ainda não há previsão para a retomada das atividades. O Centro Administrativo da prefeitura de Camargo foi danificado. As estruturas da Secretaria de Administração e do gabinete da prefeita foram totalmente destruídos e houve perda de documentos e de computadores. A prefeitura deve viabilizar um novo local nesta quarta-feira para atender às demandas da população.
Conforme o relato da prefeita, o vento registrado na cidade foi muito forte e causou danos em metade da cidade. A outra metade não teve problemas.
Ouça a entrevista com a prefeita Eliani Trentin:
— A velocidade do vento foi tão forte que arrancou aberturas das casas. Uma moradora me comentou que o vento arrancou a janela e que ela foi arremessada dentro da própria casa, então a gente não sabe a velocidade desse vento, mas ele foi muito forte — contou.
O município de Camargo está sem luz desde a tarde desta terça-feira (25). A previsão repassada pela RGE à prefeitura é de restabelecimento do serviço ao longo da tarde de quarta-feira (26).