O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2020 deve gerar até R$ 60 milhões aos cofres da prefeitura de Santa Maria. A projeção é do secretário de Finanças Mateus Frozza. Nesta segunda-feira (16), a prefeitura começou a disponibilizar os carnês de forma online. Os contribuintes podem acessar o boleto no site da administração municipal ou de forma presencial, na sede do Centro Administrativo.
A variação atribuída para o exercício de 2020 do IPTU é de 2,54%, conforme o acumulado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de novembro de 2018 a outubro de 2019. Segundo Frozza, o reajuste é o menor dos últimos três anos:
— É o menor reajuste dos últimos três anos porque acompanha a nossa conjuntura atual. Gradativamente o governo vem baixando os juros e a inflação também vem, de certa forma, controlada. Então, isso se reflete no reajuste dos preços praticados e especificamente com relação ao IPTU.
Os contribuintes que optarem pelo pagamento do imposto em cota única terão desconto por antecipação de 5%. Também são disponibilizados bônus de adimplência de até 15%, de acordo com a forma de quitação nos dois últimos anos. Conforme o secretário de Finanças, os descontos já estarão devidamente discriminados no carnê para pagamento.
Os carnês impressos começarão a chegar nas residências a partir da próxima semana. O vencimento da cota única do IPTU de 2020 será em 20 de janeiro. Na mesma data, vence a primeira parcela para quem optar pelo pagamento parcelado.
Os contribuintes que optarem pela emissão de guia online podem solicitar o documento de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h, na sede do Centro Administrativo. O não pagamento acarreta na inscrição do contribuinte em Dívida Ativa e, após, no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).