A chuva que atinge o Rio Grande do Sul neste domingo (27) causou transtornos em Alegrete, na Fronteira Oeste. Dezenove casas e duas escolas (Princesa Isabel e Antonio Saint Pastous) foram destelhadas, e a queda de árvores obstruiu ruas do município. Alguns pontos da cidade estão sem energia elétrica.
Conforme o coordenador regional da Defesa Civil, major Rinaldo da Silva Castro, as famílias atingidas receberam lonas, e o Corpo de Bombeiros está trabalhando na desobstrução das vias.
— Até agora (manhã de domingo), não temos registro de desabrigados e desalojados, nem de algum ferido — disse Castro.
Em Dom Pedrito, houve vendaval e queda de granizo, mas não há informações sobre acidentes.
Em Agudo, no centro do Estado, o vento danificou estruturas montadas para a Festa do Moranguinho e da Cuca, mas o incidente não alterou a programação do evento.
No Vale dos Sinos, o município de São Leopoldo registrou mais de 55mm de chuva deste as 7h e várias ruas foram alagadas. Conforme a prefeitura, as quatro casas de bombas estão em pleno funcionamento, mas não suportaram o alto volume pluviométrico.
Equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais percorrem locais emergenciais, mas até o momento nenhuma família está desabrigada.