A Polícia Civil de Xangri-lá instaurou inquérito para apurar as causas do incêndio ocorrido na quinta-feira (8) no bar e restaurante Bali Hai, em Atlântida. Apesar de aguardar resultado pericial, o delegado Roland Short já tem indícios de duas possibilidades sobre as causas. Segundo ele, pode ter ocorrido uma falha elétrica, mas também não descarta uma ação criminosa.
Logo após o incêndio ter sido controlado, já no final da manhã de quinta-feira, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) chegou ao local e realizou várias análises. Ainda não há prazo para a conclusão do trabalho, mas ele é aguardado por Short para a confirmação das duas linhas iniciais de investigação. Sobre a falha elétrica, o policial diz que o caseiro do imóvel - o restaurante só funciona aos fins de semana na baixa temporada - ouviu estalos na caixa de luz, mas não conseguiu verificar o problema em tempo para confirmar se este foi o ponto inicial do incêndio. O imóvel teve perda parcial. O salão principal foi o mais danificado, além do teto que desabou. O telhado de palha foi um dos fatores para a rápida propagação das chamas. A cozinha ficou praticamente intacta.
Short diz ainda que a outra possibilidade apurada é a de ter ocorrido um incêndio criminoso. Inclusive, a hipótese foi averiguada em uma análise preliminar por parte dos peritos do IGP.
- Tudo são hipóteses em análise, ou seja, indícios que estamos buscando provas técnicas para confirmar ou descartar. E, como de praxe, tudo tem que ser apurado pela polícia - explica Short.
O delegado de Xangri-lá não pode dar mais detalhes sobre o que está sendo apurado porque aguarda, principalmente, pelo resultado pericial, mas também por outras provas que sua equipe busca. No entanto, Short diz que a hipótese de incêndio criminoso não é descartada porque o proprietário do Bali Hai teve a residência assaltada no município no primeiro semestre deste ano. Com a investigação e com o depoimento de prováveis suspeitos, houve um descontentamento entre algumas pessoas, o que pode ter gerado algum tipo de retaliação. Ele volta a lembrar que é uma possibilidade, assim como as outras, passível de apuração.
Referência no Litoral Norte
O Bali Hai foi inaugurado em 1989, antes mesmo da formação do município, emancipado de Capão da Canoa em 1992. O local foi considerado uma das principais referências do Litoral Norte gaúcho devido a gastronomia e também aos eventos tradicionais. O empreendimento começou como um quiosque e virou um bar e restaurante com uma arquitetura típica da Polinésia Francesa. O auge do local foi o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, principalmente com eventos como Réveillon e Carnaval.