A obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo, em Capão do Leão, foi embargada parcialmente após inspeção realizada nesta semana. Na terça-feira (16), um trabalhador morreu soterrado em uma vala durante a instalação de tubos de drenagem.
Os trabalhos de escavação e altura ficam suspensos até que a Enfil S.A. Controle Ambiental apresente documentos comprovando que problemas encontrados estejam sanados.
A análise aponta para riscos de desmoronamento, tombamento de veículos, entre os problemas. A inspeção foi feita por Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Delegacia Regional do Ministério do Trabalho.
Na segunda-feira (22), ocorrerá a entrega do termo de embargo parcial durante uma reunião entre o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), a empresa responsável e a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho.
ETA São Gonçalo
A adutora vai levar a água tratada da estação, localizada no Capão do Leão, até os reservatórios R1 de Pelotas. A captação direta do canal representa segurança e estabilidade de abastecimento. Com maior disponibilidade de água tratada na rede, haverá uma melhor distribuição no sistema, com aumento significativo da oferta, principalmente em locais que hoje enfrentam problemas de abastecimento.