A chuva dos últimos dias começou a alterar o nível dos rios no Estado. Em São Gabriel, na Fronteira Oeste, o Rio Vacacaí atingiu a altura de 5 metros na tarde desta quinta-feira (25) — o nível normal é de 1,5 metro. Cinco famílias que moram em regiões ribeirinhas tiveram que ser retiradas de casa e estão abrigadas na casa de parentes.
Segundo a Defesa Civil municipal, São Gabriel teve aproximadamente 145 milímetros de chuva acumulada nesta semana. Como o rio segue em elevação, equipes da prefeitura e dos Bombeiros estão de prontidão nas localidades que podem ser atingidas pela água. O Exército também começou a auxiliar na remoção de moradores e pertences das casas afetadas pela enchente.
— Desde as 4h da manhã, o Rio Vacacaí está subindo de 10 a 15 centímetros por hora. Equipes da Defesa Civil e dos Bombeiros estão de prontidão para retirar as famílias em caso de necessidade. Acionamos também o Exército para reforço — afirma o coordenador da Defesa Civil e secretário de obras de São Gabriel, Ricardo Barbosa Júnior.
Moradores dos bairros Mato Grosso, Beira Rio e Passo da Lagoa estão em alerta na cidade. Um ginásio e uma escola estão sendo preparados para abrigar famílias, caso a água invada outras residências nas próximas horas.
Uma ponte na RS-630, rodovia que dá acesso à localidade de Passo do Pedroso, está interrompida desde a manhã desta quinta por conta das águas do rio, deixando cerca de 4 mil moradores da região praticamente ilhados. Quem precisa se deslocar até o centro de São Gabriel tem como opção a Estrada da Reúna, o que aumenta o trajeto em 20 quilômetros.
Alerta em outros municípios
Além de São Gabriel, a cidade de Quaraí é outra que está em alerta por conta da chuva. O coordenador da Defesa Civil da Fronteira Oeste, major Rinaldo da Silva Castro, afirma que o Rio Quaraí começou a subir nas últimas horas. Porém, a esperança é de que as precipitações diminuam até o fim de semana.
— Como os principais rios da região estavam em nível mais baixo, acreditamos que a água não represe e escoe normalmente, caso se confirme a previsão de tempo seco para o fim de semana — explica o major.
Em Dona Francisca, na Região Central do Estado, a usina da cidade chegou a emitir dois alertas durante a última madrugada, devido à vazão de água que o Rio Jacuí liberava para a barragem.
Já em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, o Rio Pardinho chegou a atingir 7,4 metros na quarta-feira (24). Nesta quinta, a Defesa Civil afirma que o nível da água começou a baixar. No bairro Margarida, um deslizamento de terra em uma encosta danificou duas residências, deixando oito pessoas desabrigadas. Ninguém ficou ferido.