A polícia encontrou, por volta das 16h desta terça-feira (11) na rua Batista Maciel — zona sul de São Paulo — o carro usado na fuga pelo comerciante acusado de matar um ator de 22 anos e os pais do jovem no domingo (9). O Volkswagen Up vermelho é um veículo clonado e foi localizado a cerca de 21 quilômetros de distância do local onde ocorreu o triplo assassinato.
Paulo Cupertino Matias, 48, é acusado de matar a tiros o ator Rafael Henrique Miguel, 22 anos, e seus pais, Miriam Selma Miguel, 50, e João Alcisio Miguel, 52, no momento em que eles chegaram em frente à casa da família da namorada do ator, acompanhados da jovem. O motivo para o crime seria ciúmes do pai pela jovem.
Em depoimento na segunda-feira (10), Isabela Tibcherani Matias, 18, afirmou que o pai mantinha uma arma de fogo em casa há anos. Ela também disse que Paulo descobriu sobre o namoro, em 2018, após ler trocas de mensagens entre o jovem casal.
Isabela falou ainda à polícia que o pai proibiu o relacionamento, alegando que o ator não era "uma pessoa de bem" apesar de "nunca ter conhecido ele pessoalmente".
Também na segunda-feira, a mãe da jovem, Vanessa Tibcherani de Camargo, 39, afirmou, segundo um policial que acompanhou o depoimento, que o marido era violento com a família. Ela não conversou com jornalistas.
Investigações
Informalmente, policiais militares que chegaram ao local dos homicídios afirmaram que foram encontradas cápsulas de pistola no chão. O pai do ator teria levado ao menos um tiro nas costas. Os locais onde as outras vítimas foram baleadas ainda não foram informados.
Segundo a polícia, Isabela e Miguel se encontraram em uma praça, perto da casa da namorada, instantes antes do crime. Os pais do ator foram os buscar e levar a jovem para a residência de Isabel, de acordo com o depoimento dela.
Ao chegarem na casa, o acusado se aproximou e, quando os pais de Miguel tentaram conversar, ele os matou, juntamente com o ator. Em seguida, Matias fugiu no carro que foi encontrado nessa terça.
Não foi informado se objetos que possam ajudar na investigação foram encontrados no veículo.
A reportagem apurou que Matias conta com uma extensa ficha criminal. Ele foi indiciado por nove crimes, ocorridos entre 1990 e 1999.
Rafael Henrique Miguel ficou conhecido por interpretar a personagem "Paçoca", da novela infantil "Chiquititas", do SBT. Ele também ficou conhecido por conta de um comercial em que briga com a mãe para comer brócolis.