Após apresentar seu posicionamento para o público em uma campanha lançada em abril, a RBS revelou, nesta sexta-feira (7), a tradução do projeto para sua atuação de mercado. A partir da crença de que comunicação gera resultado, a empresa reviu a sua estratégia de negócios com o objetivo de propor soluções ainda mais eficientes para as marcas que desejam se conectar com os gaúchos. O resultado desse processo é a atualização da proposta de valor oferecida pela RBS a clientes e agências.
O projeto é a materialização externa para o mercado da transformação que vem sendo preparada coletivamente na RBS desde 2017, quando foi anunciado o novo modelo de atuação comercial. Com o objetivo de fortalecer ainda mais a relação com seus parceiros, as áreas comerciais foram integradas e as equipes treinadas para trabalhar a partir de um novo conceito, com foco na busca da melhor solução de comunicação para viabilizar os desafios de negócio dos empreendedores com foco no Rio Grande do Sul, como aumentar vendas, ampliar redes de distribuição, aprimorar a percepção de marca ou maximizar preços.
Com um profundo conhecimento dos hábitos de consumo de mídia do gaúcho, a área de marketing também foi reformulada e está, desde então, dedicada à criação de estratégias e ao planejamento de projetos a partir de dados de inteligência de mercado, antecipando tendências para garantir um atendimento mais próximo e focado na necessidade de cada cliente.
— Os negócios ficaram mais complexos, e as empresas precisaram rever seus formatos de comunicação. Hoje, a RBS é uma empresa mais próxima de seus clientes e mais preparada para oferecer soluções de acordo com os desafios de cada negócio. Tivemos a iniciativa de testar vários conceitos nos últimos dois anos e temos convicção da capacidade desse portfólio de ajudar os clientes nos seus desafios. Por isso, ainda vamos dar um rosto e um significado para esse processo com a campanha — explica o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.
Novo leque de produtos já testados pelo mercado
O posicionamento de mercado da RBS é traduzido na renovação do portfólio de produtos, construído a partir de diferenciais da RBS, identificados em pesquisas que nortearam o planejamento do trabalho: credibilidade, conexão com o consumidor gaúcho, múltiplas soluções de comunicação, marcas e a maior rede de influenciadores.
Hoje, a RBS é uma empresa mais próxima de seus clientes e mais preparada para oferecer soluções de acordo com os desafios de cada negócio.
MARCELO LEITE
Diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS
Um dos grandes diferenciais do projeto é a materialidade por trás dele: todo o novo portfólio foi testado pelo mercado e já está gerando resultados. O Grupo Claro Brasil, que mantém as marcas Claro, Net e Embratel, por exemplo, é parceiro da RBS em projetos comerciais multimídia como Planeta Atlântida, Semana Farroupilha e o projeto de verão Paradouro, em Atlântida. A empresa também se conecta com seus consumidores no Rio Grande do Sul nos espaços de experiência da RBS, como Casa Destemperados, ATL House e Gaúcha Sports Bar.
— Somos uma marca nacional e precisamos falar com gaúchos de diferentes audiências e segmentos. A RBS, pela representatividade e pela credibilidade com as quais entra nas casas dos gaúchos, abre uma relação muito íntima dos anunciantes com seus públicos — afirma o diretor de Marketing do Grupo Claro Brasil, Márcio Carvalho.
Para dar visibilidade ao que foi construído ao longo dos últimos anos, diferentes iniciativas estão previstas para os próximos dias, como peças publicitárias e conteúdos editoriais em jornais, rádios e canais digitais do Grupo RBS, matérias em veículos especializados do trade local e nacional, reformulação do site comercial e ações de comunicação direta com clientes e agências e com os times de Mercado da empresa.
O projeto também prevê, durante o ano, ações de relacionamento com clientes e agências, eventos e projetos especiais como a continuidade do Ahead!, plataforma de debates de temas de comunicação contemporânea, e o lançamento de um novo estudo sobre tendências de comportamento, o Cápsula.
Somos uma marca nacional e precisamos falar com gaúchos de diferentes audiências e segmentos. A RBS, pela representatividade e pela credibilidade com as quais entra nas casas dos gaúchos, abre uma relação muito íntima dos anunciantes com seus públicos.
MÁRCIO CARVALHO
Diretor de Marketing do Grupo Claro Brasil
Interatividade marca lançamento para o público
No final de abril, a RBS já havia lançado o posicionamento para a comunidade, com a campanha “A Gente Vive Junto”, quando os gaúchos foram convidados a fazer parte da construção de um filme publicitário que materializa o conceito. Os dois projetos estão ligados à forma como a RBS quer se conectar com seus públicos, sendo percebida a partir de seis atributos: proximidade, confiança, curiosidade, coragem, pluralidade e excelência.