Construída a muitas mãos, por mentes e corações inspirados, a campanha de posicionamento do Grupo RBS mexeu com o público. E mostrou o que os gaúchos valorizam, do que se orgulham e o que querem celebrar. Imagens da orla do Guaíba, da bandeira do Rio Grande do Sul, do Grêmio e do Inter estão no filme realizado de maneira colaborativa por milhares de pessoas. Superação, amizade, vibração, tradição e tecnologia se misturam entre as cenas que refletem a conexão da empresa com o Estado.
Após feito o convite para que o público escolhesse as imagens que ilustrariam o filme da campanha A Gente Vive Junto, um total de 46,8 mil pessoas garantiu sua participação, em um processo com duração de 20 dias. O resultado:17.414 diferentes versões contemplando um pouco daquilo que os gaúchos mais gostam. Litoral, Capital, Interior. Carinho entre gerações. O amor em várias formas. O resultado já está no ar e pode ser conferido durante a programação da RBS TV e nos canais digitais do Grupo RBS.
— Acreditamos muito na convergência e na combinação de diferentes ferramentas de comunicação para conectar marcas e consumidores. Os números da nossa campanha demonstram isso na prática: a partir dessa estratégia, engajamos quase 50 mil pessoas para construir junto conosco um filme que é o retrato do Rio Grande do Sul e da relação daRBS com os gaúchos — destaca o diretor-executivo de Marketing do Grupo RBS, Marcelo Leite.
O que explica o engajamento dos gaúchos com a ideia? Para Liana Bazanela, CEO da agência de publicidade DB.co e presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), o uso de diferentes ferramentas de comunicação e o apelo da criação colaborativa, convidando à participação de todos, são fatores que tornam a campanha um sucesso:
— Acredito muito em ideias colaborativas e esse é um exemplo de cocriação contemporâneo. As pessoas podem colocar as suas emoções na peça e isso gera engajamento. Toda vez que a marca fala com seu público, interagindo e customizando a mensagem, muda a percepção, agrega valor e gera emoção. É um exemplo de estratégia de mídia que usou diferentes meios para entregar o conteúdo.
— A marca, os especialistas e as pessoas têm suas contribuições para com o público. A RBS é especialista em comunicação e em trazer informação e hoje não está mais vertical em relação ao público. Mantém uma conversa franca. Eu acredito que, do ponto de vista da análise social desse fenômeno, essa é uma campanha que faz muito sentido e que, pela resposta, o público também compreendeu a ideia de “estar junto” — acrescenta FêCris Vasconcellos, pesquisadora de cultura digital e professora da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS.
O regionalismo também está presente no filme. Um exemplo: das muitas cenas entre as quais o público podia selecionar, duas mostravam em destaque a bandeira do Rio Grande do Sul – e ambas estiveram entre as mais escolhidas.
— Eu acho que esse vídeo mostra o orgulho que os gaúchos têm da sua terra e de suas raízes. Várias simbologias superpresentes no dia a dia do gaúcho e que são marcas registradas do Estado. Outro aspecto importante é mostrar o gaúcho sem preconceitos ou estereótipos. A relação forte com a terra e as raízes não impede que nos relacionemos bem com toda e qualquer forma de amor — descreve Bruno Maletta, sócio-diretor da Consumoteca, consultoria especializada em tendências e comportamento de consumo e que, em 2018, realizou o estudo Persona, em parceria com a RBS, para entender em profundidade o gaúcho.
O posicionamento do Grupo RBS é resultado de um trabalho que se iniciou em 2017, quando a empresa celebrou 60 anos de história junto aos gaúchos. Naquele ano, foi decidido coletivamente que era necessário estabelecer uma nova forma de interação com o público e promover uma mudança de atitude, reforçando a proximidade e a confiança com milhões de gaúchos.
Por isso, foram definidos seis atributos para a marca: proximidade, confiança, curiosidade, coragem, pluralidade e excelência. O filme construído a muitas mãos materializa o projeto.
O público foi convidado a acessar a plataforma agentevivejunto.com.br e escolher as cenas que mais gerassem identificação com os versos da música Toda Forma de Amor, hit do cantor Lulu Santos que ganhou uma versão inédita para o filme. A campanha, elaborada em parceria com a agência Competence, é um retrato do Rio Grande do Sul feito como a história da RBS: junto com os gaúchos.
O QUE DIZ O PÚBLICO
A correria do dia a dia nos faz esquecer da simplicidade, do amor ao próximo e das coisas que realmente são capazes de nos fazer felizes! Somos diferentes, mas estamos no mesmo barco! Me emocionei montando o vídeo e sentindo o “viver juntos”!
SÍLVIA REGINA DOS SANTOS MARTINI,
49 anos, Porto Alegre
O que me motivou nas escolhas é esse vínculo familiar, amor ao que se planta e ao que se colhe, ao aprendizado entre gerações, enfim, essa garra que só nós gaúchos conhecemos e temos como marca registrada aonde vamos. E, principalmente, sem perder as nossas raízes. Amo ser gaúcha!
DAIANNE MARQUES,
20 anos, São Leopoldo
Por considerar justa toda a forma de amor, não podia deixar de participar dessa linda campanha do Grupo RBS e tentar, com essa sementinha, espalhar mais amor por esse nosso Estado, por esse nosso Brasil e pelo mundo afora.
LUCIOMAR DE CARVALHO,
37 anos, Santa Maria
O que me motivou na escolha das cenas foi a sensação que experimentei ao ver cada uma delas. Me imaginei com amigos e familiares, imaginei e revivi alguns momentos que já tive em família e o quanto eles são gostosos e reconfortantes.
ANA PAULA PACHECO DE OLIVEIRA,
53 anos, Porto Alegre
Eu escolhi as cenas porque me vi representado e, quando dizemos que representatividade importa, é disso que estamos falando! Sou um LGBTQ+ e me senti muito representado. Obrigado!
RODRIGO FERREIRA,
26 anos, Guaíba
Escolhi as cenas que me tocaram mais o coração e, no final, me emocionei, chorei e sorri! Amei o resultado!
CAROLINA DEXHEIMER,
28 anos, Porto Alegre
Me senti emocionada ao escolher cada cena, marcante, intensa e dentro do nosso contexto social. Uma campanha interativa, com momentos reais, pessoas reais e com a realidade que o público quer ver e pode escolher! Parabéns!
JÉSSICA AGUIRRES,
22 anos, Novo Hamburgo