Com a chuva insistente que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias, o nível do Rio Uruguai continua subindo na região Oeste e Noroeste do Estado. Em três municípios, o serviço de balsa está suspenso: Porto Xavier, neste sábado (1º), e Porto Mauá e Porto Vera Cruz, desde sexta (31). Não há previsão para que seja retomado.
A defesa civil dos municípios está em alerta para possíveis transtornos de moradores, que precisem deixar suas casas em razão da chuva, mas não há registro de famílias desalojadas até o momento.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil em Uruguaiana, Major Rinaldo Castro, o rio é observado com atenção também em outros municípios. Em Uruguaiana, o nível atinge 7m19cm, e o limite para inundação é de 8m50cm. Em Itaqui, a água está no mesmo nível, e o limite é 8m30cm. Em Porto Lucena, o rio também é observado por equipes, porque já atingiu a cota de inundação nesta tarde.
Em São Borja, durante a tarde, o nível marcou 8m40cm, quando o médio é de 2 a 3 metros — a cota de inundação é de 10m. A chuva atingiu o município durante toda a semana, mas deu trégua neste sábado.
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura local, Reinaldo Garcia, o rio transbordou e a água atingiu um bar e um palco que ficam no cais, mas não houve perdas. A Defesa Civil local também está em alerta em caso de mais chuva:
— Há duas semanas, enchentes fizeram com que as pessoas tivessem que sair de casa. Se (o rio) continuar subindo, isso pode acontecer de novo. Estamos mobilizados para isso — afirma.