O nível do Rio Uruguai segue subindo na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul e registra o maior patamar dos últimos dias. Desde a semana passada, a chuva na região e no Alto Uruguai, aliada ao grande volume de água vindo da região oeste de Santa Catarina, tem colocado a Defesa Civil em alerta.
A situação é mais crítica em São Borja, onde 28 pessoas estão fora de casa devido ao transbordamento do rio. Nesta região, o nível do Uruguai está em 10m09cm, sendo que a média é de 3m50cm. Não há previsão ainda de quando os moradores afetados poderão retornar para as suas residências.
Em Itaqui, o rio atinge a marca de 8m11cm, quando o nível médio é de 3m50cm. Em Uruguaiana, onde o nível médio também é de 3m50cm, a última medição feita na tarde desta terça-feira indica que ele está em 7m92cm.
De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil na Fronteira Oeste, major Rinaldo da Silva Castro, embora tenha aumentado bastante ao longo do dia, a tendência a partir de agora, pelas previsões, é de que o nível do rio comece a recuar a partir da próxima madrugada.
Em Porto Mauá, no noroeste do RS, essa redução já começou. Com isso, a balsa que liga o município com a cidade de Alba Posse, na Argentina, foi liberada. A passagem estava suspensa desde a tarde de domingo (12) devido à cheia. O nível do rio está em seis metros. A suspensão dos serviços ocorre quando a alta atinge oito metros ou mais.