Nesta quarta-feira (26), 28 prefeitos de municípios de pequeno e médio porte do Rio Grande do Sul assinaram a adesão ao Programa Badesul Cidades do Governo Estadual, no Palácio Piratini.
Foram liberados R$ 51 milhões de reais em financiamentos para que as prefeituras possam investir em infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica, máquinas, equipamentos rodoviários e sistema de videomonitoramento. Todos os municípios conseguiram o dinheiro por terem capacidade de endividamento. Os juros variam conforme as modalidades de crédito escolhidas por cada prefeitura.
— São projetos muito importantes para o desenvolvimento dessas cidades, que envolvem asfalto, maquinário, construção e manutenção de pontes, entre outros. Eles nos apresentam os projetos e, o crédito sendo aprovado, de imediato é feita a liberação dos valores — afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray.
A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite. O governador acredita que o empréstimo ajudará no desenvolvimento dos municípios e, por consequência, do Estado.
Os municípios que tiveram os financiamentos liberados são: Candelária, Igrejinha, Antonio Prado, Lagoa dos Três Cantos, Miraguaí, Paverama, Pinhal Grande, Redentora, Rolante, São francisco de Assis, Ajuricaba, Bom Princípio, Carlos Gomes, Cerro Grande, Entre Ijuís, Espumoso, Itaara, Jacuizinho, Novo Machado, Paraí, Passa Sete, Tiradentes do Sul, Ubiretama, Venâncio Aires, Sete de Setembro, Casca, São Martinho e Catuípe.
No mês de abril, Eduardo Leite já havia assinado liberação de R$ 80 milhões em créditos do Badesul e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul para outros 20 municípios gaúchos visando atender a compra de maquinário e realização de obras de infraestrutura.