Com as portas fechadas desde 2010, o Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti, conhecido como Bombril, segue sem nada para reabrir. O espaço, localizado no Parque Itaimbé, em Santa Maria, encerrou as atividades devido a problemas estruturais, e, desde 2014, passa por uma reforma que já custou mais de R$ 400 mil aos cofres públicos. Nesta segunda (13), a prefeitura pediu para que a RGE faça a ligação da rede elétrica no local, o que, segundo a concessionária, não tem prazo para acontecer.
Depois desta etapa, será feita uma vistoria pelo Corpo de Bombeiros e também a instalação de uma placa de identificação no local. Só depois disso, o Bombril estará pronto para reabrir.
A obra, que foi executada por duas construtoras diferentes, foi entregue à prefeitura em dezembro do ano passado, e, desde então, prefere não estabelecer um prazo para reinaugurar o espaço.
Atualmente, a Guarda Municipal permanece 24 horas por dia no entorno do Bombril, para garantir a segurança do local que já foi palco de diversas apresentações artísticas-culturais, como do tradicionalista Noel Guarani.
O nome do espaço, que fica no Centro de Santa Maria, é em referência ao violinista José Garibaldi Poggeti, nascido em São Paulo, filho de imigrantes italianos. Ele chegou a Santa Maria no começo dos anos 1920, onde fundou e foi professor do Instituto Municipal de Belas Artes da cidade.