O Comando da 3ª Região Militar promoveu, na manhã desta quarta-feira (8), em Porto Alegre, solenidade alusiva ao Dia da Vitória, que lembra a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.
A cerimônia, com meia hora de duração, contou com a presença de ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Itália e ocorreu diante do Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha. Os pracinhas foram homenageados por integrantes das Forças Armadas. O ato também contou com militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Civis que estavam no parque também acompanharam a solenidade.
O general Ryuzo Ikeda, comandante da 3º Região Militar, fez a leitura da ordem do dia, que rememorou a participação brasileira na guerra, o "arrojo e a determinação" dos combatentes da FEB, as vitórias em batalhas e as mais de 450 baixas em combate.
O Brasil enviou 25.334 combatentes à Europa, para lutar ao lado dos Aliados. O fim do conflito, com a derrota formal da Alemanha Nazista, ocorreu em 8 de maio de 1945.