As cidades de Jaguari, São Vicente do Sul e Santa Maria registraram nos últimos dias casos de furto em cemitérios municipais. A situação já foi levada para a Polícia Civil, que investiga as ocorrências.
Em São Vicente do Sul, a polícia investiga o sumiço de dezenas de objetos do Cemitério Municipal. Conforme o Delegado Jun Sukekava, argolas de bronze, letras e crucifixos foram furtados, ainda na semana passada. Além disso, houve o relato de vandalismo dentro do cemitério, que não tem câmeras de vigilância e fica aberto 24 horas por dia. Profissionais da prefeitura perceberam a situação dos túmulos e acionaram a polícia.
Em Jaguari, a Polícia Civil também investiga casos semelhantes. Foram dois registros de furto nos últimos dias, onde cerca de 30 túmulos foram depredados. Foram levados objetos de bronze. Nesse caso, também foi a prefeitura que registrou a ocorrência, mas familiares também acionaram a polícia relatando os crimes. Os depoimentos deles serão anexados no inquérito policial.
Durante a investigação, alguns moradores das duas cidades apontaram uma marmoraria, no município de Jaguari, como ponto possível de receptação dos materiais. No local, foram encontrados diversos objetos de cobre, mas não foi possível confirmar que se tratam dos itens levados dos dois locais. O dono do estabelecimento disse que faz comércio e também a reciclagem desses materiais. Foram tiradas fotografias dos objetos para que os familiares tentem fazer o reconhecimento.
Em Santa Maria, moradores perceberam a falta de argolas de cobre, letras e molduras de fotografias no Cemitério do Bairro Campestre, além de vidros e crucifixos quebrados. A situação é semelhante no Cemitério Ecumênico. A prefeitura afirma que busca uma licitação para instalar câmeras no Cemitério Ecumênico, enquanto avalia a possibilidade de colocar guardas no do Campestre.